Agenda Hypeness

Agenda Hype: 17 dicas de arte e gastronomia (em casa) pra semana de Páscoa

por: Gabriela Rassy

Uma semana linda de feriado boa para ficar aonde? Em casa! Sim, seguimos em quarentena para evitar mais contaminações pelo novo coronavírus, mas temos muitas dicas maravilhosas para passar por esse período com muita arte e cultura, além de boas dicas gastronômicas – afinal, nesta semana tem páscoa e não há quem tire chocolate e bacalhau da nossa cabeça.

Em mais uma edição indoor da nossa agenda semanal, damos destaque para dicas de receitas e deliveries para uma páscoa de respeito. Festivais de música online, lançamentos de álbuns e clipes, programação liberada em centros culturais e muito mais.

Vem na minha!

  • Música

Festival Joia Rara
“Voz e violão é uma solidão sem vazio”, atestou Moacyr Luz ao escrever sobre “Casual Solo” (2014), álbum do cantor e compositor Moyseis Marques, idealizador e curador do Festival Joia Rara, um encontro de vozes e violões a ser realizado no Domingo de Páscoa, dia 12 de abril, no Instagram. Ao todo, serão 12 shows de artistas e seus pinhos, ao longo de 12 horas – das 10h às 22h. Lives gratuitas, aceitando a colaboração voluntária de quem ficar encantado pelas apresentações digitais.

Sala da Casa
A orientação da OMS é clara: quem puder, deve permanecer em casa até segunda ordem. Mas isso não significa deixar de assistir a shows. Pelo contrário, nesse momento de recolhimento, a música se faz mais necessária do que nunca. Assim, a Casa Natura Musical apresenta shows de aproximadamente 20 minutos, sempre às 19h. Nesta semana, as transmissões começam na quinta com a união entre Mariana Aydar e Marcia Castro, seguidas da Marina Sena, da banda Rosa Neon, na sexta. Sábado tem Davi Sabbag e domingo o cantor Edgar. Na próxima semana, Attooxxa, Urias e Ana Gabriela completam a programação de sexta a domingo. O encerramento do mês tem Larissa Conforto, Romero Ferro e Felipe Cordeiro, também de sexta a domingo.

Mariana Aydar e Marcia Castro se unem em apresentação online pelo Instagram

ShowlivrePlay estreia com a campanha #MúsicaSalva
Alinhado com as tendências globais desde a sua criação há 20 anos, o Showlivre.com – pioneiro e referência nacional na arte de produzir e transmitir música ao vivo pela internet – apresenta sua grande novidade: ShowlivrePlay. A plataforma de streaming de música ao vivo no formato pay-per-view, é gravada a partir de casas de shows e festivais. Os artistas poderão decidir se desejam tornar o conteúdo do show disponível para venda posterior, no formato on demand, assim como precificar as apresentações da forma que preferirem. O projeto começa na quarta, dia 8, com Bia Ferreira e Chico César. Na quinta, tem Rhaissa Bittar e Ana Cañas; na sexta, Samuca (Samuca e a Selva) e Doralyce; no sábado, Esteban e Sérgio Britto (Titãs). As apresentações acontecem sempre às 14h e às 17h.

  • Lançamentos

Cinema Ilusão | Vanessa Bumagny, Zeca Baleiro e Chico César
Com a produção musical de Rafael Castro, mais experiente e desconstruída, Vanessa Bumagny se prepara para a estreia de Cinema Ilusão, seu próximo álbum de inéditas. A faixa homônima ganhou um clipe dirigido por Caio Carvalho e Ana Julia Fanton. “Cinema Ilusão” é uma parceria de Vanessa com Zeca Baleiro, que também participa da faixa, e traz ainda a participação de Chico César, unindo três amigos de décadas que sempre trabalharam juntos mas nunca tinham feito nada simultaneamente.

Vai quebrando | Heavy Baile, Leo Justi e DJ Seduty
Depois do premiado clipe de “Ciranda”, com Neguebites dançando pelo subúrbio do Rio de Janeiro, o Heavy Baile chega com uma continuação, agora com a dançarina Celly IDD mostrando seus passos pela cidade.

Frequência Rara Ao Vivo | Dani Black
O protagonismo da vida. A noção de estar constantemente criando a própria experiência. O empoderamento diante das dores e delícias que provocamos. A simplicidade do amor e de estar junto. São essas as profundas reflexões que o cantor e compositor Dani Black traz ao revelar os novos singles “O Que Você Criou” e “Ser Amado”. Esta última conta com a participação de Mariana Nolasco. Inéditas, as músicas fazem parte do registro audiovisual Frequência Rara Ao Vivo.

  • Cinema

#MISemCasa
Em abril, mais novidades chegam à programação virtual especial do Museu da Imagem e do Som. Um dos destaques é a mostra inédita Cinema de Acervo, que resgata filmes nacionais diretamente do Acervo MIS para exibição online, a partir de domingo, dia 12. Outro conteúdo exclusivo é o vídeo com o bate-papo do fotógrafo Bob Gruen, realizado no MIS no primeiro fim de semana da exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen. E quem gosta de música não pode perder, na quarta-feira, o bate-papo completo com o cantor Zeca Baleiro, que participou do projeto Notas Contemporâneas em novembro de 2019. A programação ainda contempla, entre outros, o Ciclo de Cinema e Psicanálise – Vice e o Björk Talks | Björk e a tecnologia, realizado em 2019, como programação paralela da exposição Björk Digital.

  • Visuais

Regra de Três
Três artistas em busca da medida de uma grandeza que forme uma proporção. Sérgio Free, Fabio Polesi e Alemão Art unem seus estilos e ideais em 19 obras expostas na mostra online Regra de Três, que abre no sábado,11 de abril, uma versão 360º no site. A curadoria é de Kleber Pagú e Fernanda Bueno (@centraldocentro), e a exposição é composta por telas pintadas a seis mãos, que compartilham técnicas, superam a dificuldade do improviso e elevam a criatividade. E nessa mesa redonda, que ao invés de vozes, existem pinturas, também há uma ação social: 50% do valor vendido será doado para a população carente que perdeu a renda por conta do Covid-19.

Com surto de coronavírus no país, Sérgio Free, Fabio Polesi e Alemão Art se unem em exposição online

#MAMonline
Ações artísticas, culturais e educativas que convidam a refletir, pesquisar e inspirar. A programação diária do MAM possibilita visitar mais de dez mostras emblemáticas exibidas nos últimos anos na instituição por meio de touvirtualproduzido pela 3D Explora, como também acessar as narrativas do GooglArts&Cultur. Entre as exposições, estão “Sinais/Signals”, com monotipias e objetos gráficos de Mira Schendel; “Ismael Nery: feminino e masculino”, que apresenta nus, retratos, autorretratos e obras surrealistas criadas por Nery; entre outras. Nas redes sociais, toda quarta-feira é publicado conteúdo sobre artistas cuja trajetória tenha se entrelaçado à do MAM. A interação entre o público e o Museu também acontece por meio do #MAMquiz, que traz temas e perguntas diversas sobre a instituição e sua programação no Instagram Stories.

  • Teatro

Bento Batuca
O premiado espetáculo musical infantil está disponível no YouTube pelo período de um mês. É uma ótima opção de entretenimento paras crianças e suas famílias que se adaptam à nova rotina da quarentena para conter o avanço do novo Coronavírus. A montagem, eleita como o Melhor Musical Infantil de 2018, pela APCA e Melhor Trilha Musical Original do grupo Os Capoeira, pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2019, valoriza a cultura brasileira por meio da dança, ritmos e sua história.

  • Podcast

Quem somos nós?
O quarto programa da série Desigualdade convida o economista Eduardo Moreira para falar sobre concentração de renda no Brasil. Você sabia que apenas 6 famílias detêm uma riqueza equivalente à metade da população brasileira? Ou que, por aqui, são necessárias 9 gerações (ou cerca de 225 anos) para que uma pessoa nascida entre os 10% mais pobres venha a ter um parente na classe média?
Literatura

  • Gastronomia

Ovo de Páscoa da Daniella Junqueira

View this post on Instagram

Casca de chocolate belga com crocante de Ovomaltine e recheado com Ovomaltine Cremoso é a receita mais gostosa que você vai ver hoje na sua timeline: O creme de Ovomaltine é bem doce para comer puro então fiz uma adaptação para ficar mais equilibrado. Para o recheio derreto 200g de chocolate meio amargo, em outro recipiente aqueço 200 ml de creme de leite, misturo os dois e deixo esfriar totalmente. Acrescento 3 colheres de Sopa de Ovomaltine Cremoso e recheio o Ovo com esse creme. Para a casca de 250g derreti 200g de chocolate Belga Callebaut fiz a temperagem e quando coloquei na forma acrescentei Ovomaltine Flocos Crocantes. Tem uns vídeos no Stories mostrando como fiz essa casca, quem quiser que salvo nos Destaques, pede aqui nos comentários👇🏻 Todos os Ingredientes foram comprados na @chocolandia.supermercados Na qualidade de SUPERMERCADO/ATACADISTA, a CHOCOLÂNDIA tem a missão de atender o abastecimento das famílias e dos pequenos negócios. Por esse motivo está com um novo formato de atendimento: IPIRANGA – 24 HS (EXCETO das 22h de DOMINGO às 7h de SEGUNDA-FEIRA) LAPA – VILA ROMANA, SANTO AMARO, TATUAPÉ, SANTO ANDRÉ, GUARULHOS, SÃO VICENTE, FREGUESIA DO Ó e OSASCO com o horário especial abaixo. SEGUNDA a SÁBADO das 7h às 22h e aos DOMINGOS das 8h às 20h BRÁS SEGUNDA a SÁBADO das 7h às 19h e aos DOMINGOS das 8h às 16h COMPRE E RETIRE – SEM FILAS, AGLOMERAÇÕES OU ATRASOS. DELIVERY (APENAS CHOCOLATES E BAZAR – COMPRAS ACIMA DE R$ 500 / até 10 km do IPIRANGA) Saiba mais pelo (11) 2889-7600 #FazChocolate #AMaioreMelhorPáscoadoBrasil #Páscoa #pascoa2020 #Ovorecheado #ovomaltine #confeitaria #chocolate #publi

A post shared by Daniella Junqueira Doceira (@daniella.junqueira) on

Ovo de Páscoa do Presunto Vegano

Bacalhau com Batatas do Mohamad Hindi

  • Delivery

Bacalhau às Natas de Páscoa por Gustavo Rigueiral (Jantar Secreto) e Larissa Januário (Sem Medida)
O terceiro prato da iniciativa para manter ambos os projetos funcionando, especialmente para o domingo de Páscoa, será o Bacalhau Às Natas, receita da família portuguesa do chef Gustavo Rigueiral. A porção de 1 Kg dessa delícia da cozinha lusitana serve com fartura 2 pessoas.

Da Feira ao Baile e Torteria
Nessa Páscoa a Torteria se juntou a Da feira ao Baile. São combos de tortas (1 salgada de bacalhau, creme de batata, cebola caramelizada e azeitonas verdes e 1 doce de cookie de chocolate recheada com mais chocolate) + Ovo de Páscoa (à sua escolha). As tortas e os ovos já serão entregues em embalagens especiais para presente.

  • Bem Estar

Casa Firjan oferece sessões de Mindfulness online
Em meio à crise do coronavírus, a Casa Firjan adequou sua programação para continuar oferecendo conteúdos ao público durante a quarentena, medida necessária para conter a propagação da Covid-19. Às segundas, oferece sessões online e gratuitas de Mindfulness, com facilitação de Fabiana Garcia, fundadora da Parceria Humana Studio e instrutora da prática na Casa Firjan. Adotada por empresas e profissionais, a prática de Mindfulness trabalha a integração mente-corpo e busca fazer com que os participantes saiam do piloto automático para melhorar a performance em todas as atividades do dia a dia.

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
De fomes e vontades: dois bichos, eles | Do Amor #134