Agenda Hypeness

Agenda Hype em casa: Shakespeare, cinema francês e Karol Conka em uma semana cheia de arte

por: Gabriela Rassy

Mais de 40 dias em quarentena e cada vez mais encontramos artistas fazendo lindos trabalhos online. O streaming é o novo palco e a cada semana descobrimos uma série de shows, lançamentos musicais, podcasts, leituras e até bons drinks para aproveitarmos o tempo livre em casa. Nesta semana, destaque para o Tropical ao Vivo, que reúne alguns dos melhores festivais de música do país em uma programação de lives absolutamente lindas.

Vem na minha!

  • #Live

Tropical Ao Vivo – Festival dos Festivais
A programação reúne 8 festivais de música, entre eles o Radioca que cobrimos em Salvador, o DoSol, de Natal, o Se Rasgum, de Belém, e o Bananada, que também já cobrimos em Goiânia. Em 4 dias, as 34 atrações fazem muita música, tudo online. A programação começa no dia 30, a partir das 17h, com o Radioca trazendo Josyara, Mallu Magalhães, Teago Oliveira, Anelis Assumpção e Curumin. A partir das 20h entra o Guaiamum Treloso Rural com Mestre Anderson Miguel, Lia de Itamaracá e muito mais. Na sexta, dia 1º, o festival Wohoo, de Recife, convida Francisco El Hombre, Luê, Flaira Ferro, entre outros. O DoSol convida Luisa e os Alquimistas, Potyguara Bardo e Heavy Baile (que feriadinho, meu povo!). No sábado tem festival Carambola com Zeca Baleiro, Ana Cañas e Chico César, seguidos do Se Rasgum com Jards Macalé, Keila Treme, Larissa Luz e Tropkillaz. A programação encerra no domingo com o festival Sarará, de BH, convidando Mariana Cavanellas, Luedji Luna, Rael e mais. O encerramento com o Bananada começa 20h e chega rasgando com Felipe Cordeiro, Boogarins, Tulipa Ruiz, Liniker e um after sinistrão com Patricktor4 e seu Baile Tropical. Confira a programação completa aqui.

#CulturaEmCasa
A plataforma reúne conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, a São Paulo Companhia de Dança, o Projeto Guri, o Theatro São Pedro e o Teatro Sérgio Cardoso. Nesta semana, destaque para lives de Leci Brandão, dia 29, Tulipa, dia 1º de maio, e Karol Conka, dia 3, todos às 21h30. Com acesso por meio dos sites culturaemcasa.com.br e culturaemcasa.sp.gov.br, os conteúdos podem ser assistidos gratuitamente por televisão, computador, tablets e celulares. Em breve, serão lançados aplicativos para cada meio.

Neli Pereira e a coquetelaria
A bartender, pesquisadora e, por que não, bruxona da coquetelaria faz lives de segunda a sexta falando dos mais variados temas. A semana começa com drinks sem álcool, passa por entrevistas em papos dignos de boteco e por dicas de como fazer drinks com poucos ingredientes. Vale a visita ao perfil!

Dani Black – Frequência Rara Ao Vivo
O cantor e compositor paulista organiza uma premiere digital com o mesmo capricho que se fosse fazer no cinema – seu desejo inicial para o lançamento. No dia 30 de abril (quinta-feira), às 21h, o público pode assistir a exibição do trabalho ao vivo pela canal do artista no YouTube. Na mesma data, às 20h30, Dani Black prepara uma live no seu instagram (@daniblackreal) para falar do trabalho, que tem direção assinada por Rafael Kent e participações especiais de Fabio Brazza, Mariana Nolasco, e Maria Gadú.

  • #Música

Milton Nascimento e Criolo feat. Amaro Freitas – Não Existe Amor em SP
Mais de 40 milhões de brasileiros não têm casa ou vivem em condições de vulnerabilidade social. #ExisteAmor é um movimento que usa a arte como ferramenta de transformação para convidar todos, pessoas físicas e jurídicas, a espalharem o amor através por uma campanha com fundo solidário para a população em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia do COVID-19.

YMA – No Aquário
A cantora paulistana Yma, nome artístico de Yasmin Marmelo, lança uma reflexão sobre solidão neste novo single. A voz doce e a melodia pop entra no projeto do site Crush em Hi-Fi, para a coletânea “Emaranhado”.

Illy – Te Adorando Pelo Avesso
Dois anos depois de colocar no mundo seu primeiro álbum, a cantora baiana Illy solta “Te Adorando Pelo Avesso”. Em plena quarentena, a cantora regrava e apresenta canções que ficaram populares na voz de Elis Regina. Algumas já ganharam clipe, então vale dar uma passeada pelo canal 😉

  • #Filmes

Festival Varilux de Cinema Francês
Estreia nesta semana o primeiro #VariluxEmCasa, uma iniciativa solidária patrocinada pela Essilor Varilux e pela Embaixada da França no Brasil e realizada pela Bonfilm com 50 filmes para você assistir de graça e direto do seu sofá! Quase todos os filmes já passaram por edições anteriores do festival, então é uma oportunidade maravilhosa para assistir os que não conseguiu e rever os que amou! Todos os filmes estão disponíveis no Looke e, para conferir o catálogo, basta acessar o site do Varilux. Vale assistir “A Revolução em Paris” (2018) e “A última loucura de Claire Darling” (2019).

View this post on Instagram

Estamos de volta para, finalmente, contar o que planejamos e deixar essa quarentena um pouco mais confortável! Estreia hoje o primeiro #VariluxEmCasa, uma iniciativa solidária patrocinada pela @variluxbrasil e pela @franceaubresil e realizada pela @filmesbonfilm com 50 filmes para você assistir de graça e direto do seu sofá! 🤩 Quase todos os filmes já passaram por edições anteriores do #FestivalVarilux, então é uma oportunidade maravilhosa para assistir os que não conseguiu e rever os que amou! ❤️ Todos os filmes estão disponíveis no @looke e, para conferir o catálogo, basta acessar www.festivalvariluxemcasa.com.br 😉🎬⠀ ⠀ Quem ilustra nosso poster nessa edição pra lá de especial são Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo no filme "Acossado", de 1960. .⠀ .⠀ .⠀ ⠀ #CinemaFrances #FestivalCineFrances #FestivalVarilux #FilmeFrances

A post shared by Festival de Cinema Francês (@variluxcinefrances) on

  • #Visuais

Mulher dá luz, mulher dá vida
A galeria Choque Cultural apresenta sua primeira mostra virtual coletiva. Com curadoria de Baixo Ribeiro, a exposição reúne obras de Ale Jordão, Bijari, Daniel Melim, Jaca, Mariana Martins, Flávia Itiberê em parceria com Rafael Silveira, Sérgio Adriano, Tec. O valor arrecadado com os trabalhos será destinado à ong Mulheres da Luz, organização que apoia mulheres em situação de prostituição do Parque da Luz. Elas têm entre 40 e 70 anos e são grupo bastante vulnerável nesta pandemia do Covid-19.

Maurício Brandão

Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Nesta semana, vamos dar destaque para dois convidados: Edgar e Leona Vingativa. Nascido na periferia de Guarulhos, Edgar é um artista multimídia, que trabalha com os materiais que estão ao seu alcance. Na maioria das vezes ressignifica suas memórias afetivas em músicas e roupas, também em curtas-metragens, instalações e performances. Artista visual trans, ficou conhecida criança, aos 7 anos, com sua personagem que virou hit na internet. Moradora da periferia de Belém, foi uma das primeiras youtubers do Brasil.

  • #Podcast

Leituras de Quarentena | Rádio Batuta | IMS
Noturno do Chile é um painel do que foi o país sob a ditadura de Augusto Pinochet (1973 a 1990), apontando inclusive a conivência de nichos de intelectuais com o regime. A historiadora e pesquisadora Raquel Barreto destaca as várias camadas que existem na literatura de Roberto Bolaño (1953-2003), que não se reduz a rótulos como “engajada”.

Isso só acontece em novela
Realizado pelo Pontos MIS, o podcast faz análises críticas referentes ao universo da telenovela brasileira, além de discutir a importância dessas narrativas no cenário audiovisual do país. A cada episódio, o  pesquisador e roteirista Lucas Martins Néia e o jornalista e crítico Raphael Scire realizam estudos de casos de obras que adentraram o imaginário nacional e que, de alguma forma, refletiram as contradições do Brasil no momento em que foram exibidas. Novelas de grande repercussão, desde os anos 1960 até os tempos atuais, ganham análise dos especialistas – tais como Pantanal, Selva de Pedra, O Clone, Senhora do Destino e Roque Santeiro. Esse é o segundo podcast produzido exclusivamente pelo museu, que, em 2019, criou a série Musicais no Cinema, derivada da megaexposição de mesmo nome. O perfil do MIS na plataforma Spotify pode ser acessado neste link a partir do dia 30/4.

Dona Jacira
“Na minha infância, brincar era quase um pecado, tudo era voltado ao trabalho. A gente praticamente tinha que fugir para brincar”, lembra Dona Jacira. Aos 55 anos, a mãe de Emicida e Fióti compreendeu a importância de se reconectar com a sua criança. Passou a confeccionar então bonecas de pano em parceria com pessoas que moram no Cachoeira, bairro na Serra da Cantareira, na Zona Norte de São Paulo. Agora, como parte da campanha de Dia das Mães da Laboratório Fantasma, ela estende o convite de brincadeira e reconexão a outras mulheres que tiveram a sua infância roubada. A boneca já está disponível aqui. Além disso, a matriarca da LAB lança o seu próprio podcast, chamado Estórias de Família. Ouça o primeiro episódio:

  • #Teatro

Shakespeare’s Globe Theater’s
O Shakespeare’s Globe Theatre é uma fiel reprodução do teatro construído em 1599, onde Shakespeare interpretou suas obras mais famosas. A partir de agora, você pode assistir por streaming algumas das maiores produções online e de graça. Embora o lendário teatro inglês tenha sido forçado a manter suas portas fechadas desde 18 de março para cumprir as medidas de segurança implementadas em meio a preocupações com coronavírus, eles querem continuar trazendo teatro para o mundo. O Globe transmitirá algumas de suas produções anteriores em seu canal do YouTube, que ficarão disponíveis para transmissão por duas semanas. A produção de Romeu e Julieta de 2009 estreou em 22 de abril e será seguida por Os Dois Nobres Parentes (2018), Conto de Inverno (2018), As Alegres Comadres de Windsor (2019) e Sonho de Uma Noite de Verão (2013).

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A maior galeria a céu aberto do mundo foi pintada por pessoas com déficit de aprendizagem