Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Recentemente cientistas anunciaram a descoberta de algo absolutamente desconhecido e sem precedentes: um cânion de gelo com 3,5 quilômetros abaixo do nível do mar, confirmado como nada menos que o ponto mais profundo da superfície do planeta. Descoberto abaixo do glacial Denman, na parte oriental da Antártida, essa não é uma boa notícia: trata-se de um possível agravante para o derretimento dos glaciais do continente gelado ao sul, que pode piorar ainda mais o quadro crítico ao qual a Antártida se encaminha por conta dos efeitos da ação humana e das mudanças climáticas.
O cânion no glacial de Denman © NASA
O estudo foi publicado na revista científica Geophysical Research Letters, e utilizou material recolhido por satélites ao longo de 20 anos monitorando o glacial Denman, um imenso bloco de gelo de 20 quilômetros de extensão na parte oriental do continente, assim como o bloco de pedra sobre o qual ele se localiza. A conclusão é que não só uma parte da geleira recuou cerca de 5 km entre 1996 e 2018, como que esse cânion gigante localizado abaixo do gelo por acelerar o derretimento com intensidade impossível de ser contornada.
Localização do glacial na Antártida oriental © NASA
Atualmente o mar não acessa o cânion justamente por conta da barreira de gelo do próprio glacial. Com o derretimento cada vez mais intenso, porém, as águas menos geladas dos mares poderão invadir a fenda e acelerar ainda mais o derretimento – transformando o cânion em uma verdadeira tumba para o glacial Denman. Mais do que simplesmente ver desaparecer uma parte de Antártica, o quadro mais agravado, no qual o glacial se tornaria integralmente em água, faria elevar o nível do mar em 1,5 metros por todo o planeta, diz o estudo.
Parte do glacial de Denman em fotografia aérea © Wikimedia Commons
Publicidade
Na noite do último dia 15 de março, luzes iluminaram o céu da cidade de Sendai, no Japão, durante um grave...
Você já ouviu falar em solstício? É um evento astronômico que acontece duas vezes por ano, nos meses de junho e...
Um novo estudo sobre o fenômeno atmosférico conhecido como “Jato Gigante” trouxe informações inéditas a...
Sendo a única verdade incontornável e absoluta que carregamos, naturalmente a morte é tema de interesse intenso, da...
A primeira imagem de buraco negro já registrada deixou todo mundo encantado. O feito aconteceu em 2019 e entrou para a...
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) confirmou que mais entre 30 e 50 ararinhas-azuis...
Para descobrir uma nova espécie de libélula, o professor Rhainer Guillermo Nascimento Ferreira e o biólogo Rodrigo...
Como qualquer procedimento médico, cirurgias de redesignação de gênero podem gerar complicações à saúde. Foi o...
O suor pode servir como indicador sobre nossa saúde e outros diversos aspectos fisiológicos de nosso corpo – mas...