Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
De todos os países que sofreram a dura realidade da Segunda Guerra Mundial, a Polônia foi, sem dúvida alguma, o mais devastado. Seis milhões de poloneses morreram no conflito, dos quais mais de 95% civis e 90% da capital – Varsóvia, foi destruída. Hoje, viva e repleta de marcos históricos que não nos deixam esquecer o passado violento, o artista digital polonês Mały Oświęcim utiliza estes dados como pano de fundo de sua série. Com o objetivo de nos mostrar que, a grande maioria das atrações do velho mundo já vivenciou muito sangue, sua arte é viva e desvenda episódios que marcaram a história da humanidade.
Hoje destino preferido entre os apaixonados, a Torre Eiffel quase foi destruída por Hitler, em 1940. Com praias badaladas e disputadas por turistas do mundo inteiro, boa parte do litoral europeu foi cenário de guerras sangrentas e cidades atualmente repletas de turistas e lojas caras, já receberem centenas de tanques de guerra.
Varsóvia, onde o artista é baseado, hoje é símbolo de modernidade e possui infinitos arranha-céus, mas há menos de um século estava em ruínas sem vislumbrar ao menos um filete de luz no fim do túnel. Fato é que a humanidade já viveu dias muito tumultuados, mas costuma se esquecer rapidamente destes episódios.
Certo de que é preciso aprender com os erros do passado, para ao menos não repetí-los, esta série é atemporal e abre uma série de questionamentos. Somos minúsculos diante da imensidão deste mundo, que caiu e se levantou diversas vezes, mesmo com a imensa violência do homem. O que isto tem a ver com o que estamos vivenciando hoje?
Em plena pandemia do coronavírus, o reflexo do distanciamento social evidencia o quanto fomos irresponsáveis por priorizar o lucro e a produtividade acima de tudo. A pergunta que fica é: será que desta vez aprenderemos a lição?
Publicidade
O "foto da foto" é um projeto bem bacana idealizado pelo designer Marco Moreira, onde uma série de fotos feitas por...
Foi-se o tempo em que magreza era sinônimo de beleza. Claro, sabemos que ainda existe muito preconceito em torno das...
Lucien Clergue foi um grande fotógrafo francês. Pablo Picasso, seu amigo, dizia que ele era o "Monet das câmeras"....
Todo mundo já teve um amigo inseparável quando era criança. Mas... neste caso, a amizade é entre duas irmãs que...
Todos nós algumas vez na vida já ouvimos: "Nossa, você é muito parecido com uma pessoa que conheço, vocês são...
Ainda que objetivamente mostre duas bocas se beijando em uma proximidade desconcertante, o que a fotógrafa canadense...
Uma das funções da arte é trazer à luz o desconhecido. Nos EUA, um projeto fotográfico se propôs ao desafio de...
Não é de hoje que mulheres são complexadas com seus corpos. O tempo todo há lembretes de que são gordas demais,...
A manipulação digital de fotografias permite infinitas possibilidades e já temos mostrado aqui resultados...