Fotografia

Baikal: novas fotos dão ideia da beleza do lago mais antigo e fundo do mundo

por: Vitor Paiva

Tudo sobre o lago Baikal é impressionante: para além do que os olhos veem como uma das mais belas paisagens da Terra, o local é um dos mais antigos, limpos e grandiosos santuários de água doce no planeta. Localizado no sul da Sibéria, na Rússia, há cerca de 30 milhões de anos, com mais de 23 mil km3  e profundidade de mais de 1600 metros, o Baikal é o mais fundo, limpo e antigo lago do planeta – contendo cerca de 23% de toda a água em superfície do planeta. Não por acaso a fotógrafa Kristina Makeeva não resiste em retornar ao lago com sua câmera – e as novas fotos que tirou por lá revelam ainda mais da beleza e do impacto do lago Baikal.

“A primeira vez que estive aqui eu fiquei sem ar”, diz Kristina. “É por isso que eu retorno todo ano, às vezes várias vezes ao ano. Baikal é um lugar muito espiritual onde todos podem encontrar inspiração e conforto para a alma. Eu encontro inspiração para meu trabalho”, afirma. Sendo o sétimo maior lago em extensão do mundo, sua profundidade é o que transforma sua dimensão em um colosso: no Baikal há mais água do que a soma de todos os Grandes Lagos da América do Norte. As novas fotos de Kristina foram postadas pela fotógrafa no site Bored Panda.

Com temperaturas variando entre 140 C no verão e -190 C no inverno, o local é casa para a tribo dos Buriates, e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1996 – e lá também vive Lyubov Morekhodova, uma senhora de 76 anos que diariamente enfrenta o frio e o gelo para cuidar de seus animais, conforme contamos em matéria anterior. “Viajar aos lugares mais lindos, isso é o que pode nos levar a criar obras-primas”, comenta Kristina. “E a natureza é a melhor escultora. Vejam esses gelos translúcidos, essas pedras, essa neve, esse céu magnífico. Espero que inspire a todos”, conclui.

Publicidade

© fotos: Kristina Makeeva


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Imagens ganhadoras do concurso ‘Melhor Fotógrafo da Natureza’ escancaram a necessidade de revermos nossos hábitos