Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Antes de se tornar um dos personagens mais carismáticos e queridos da última edição do Big Brother Brasil, o carioca Babu Santana, como orgulhosamente deixou claro sempre que pôde dentro do programa, já era um dos mais reconhecidos atores de sua geração. Sua origem é no teatro, mas não somente: no teatro na favela – mais precisamente no grupo Nós do Morro, criado em 1986 pelo ator e diretor Guti Fraga no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro.
O ator carioca Babu Santana © reprodução
O grupo nasceu para oferecer formação técnica para os jovens do Morro do Vidigal – comunidade onde Babu nasceu e cresceu. Em 1997 o ator começou a participar do Nós do Morro, a partir de onde viria a se tornar um dos mais ativos e reconhecidos atores de sua geração. Mas não somente: no grupo se aprendia de tudo, do figurino ao cenário, passando pela cenografia, a direção, até a atuação – todos eram estrelas, assistentes, faxineiros e montadores no Nós do Morro, que aos poucos ganhou teatro fixo no Vidigal para se tornar um dos mais relevantes projetos sociais e grupos de teatro do país.
Guti Fraga, fundador do Nós do Morro © reprodução
Não é, portanto, por acaso que Babu ostenta uma grande tatuagem com o símbolo do grupo em seu braço: a partir de seu trabalho com o Nós do Morro, o ator viria a trabalhar em mais de 40 filmes dentre os mais reconhecidos no cinema nacional dos últimos anos – como Cidade de Deus (2002), Quase Dois Irmãos (2004), Batismo de Sangue (2006), Estômago (2007), Meu Nome não é Johnny (2008) até, entre muitos outros, Tim Maia (2014), no qual interpretou o lendário cantor brasileiro. Além de Babu, do Nós do Morro vieram também artistas como Roberta Rodrigues, Cintia Rosa, Luciano Vidigal, Thiago Martins, Jonathan Haagensen e Leandro Firmino, entre muitos outros.
Babu vivendo Tim Maia no cinema © reprodução
Após sua participação e quarta colocação no BBB 20, Babu Santana tornou-se símbolo não só da maneira com que artistas no Brasil são tratados em sua maioria, mas principalmente como grandes atores negros, mesmo com um currículo impecável e invejável, acabam vítimas do preconceito e de um isolamento muito mais grave que o social. Do mesmo modo, é fundamental o fomento e a valorização de iniciativas como a do Nós do Morro, para que não só a cultura sirva como possibilidade de formação e futuro para jovens periféricos, como também para permitir o surgimento de grandes artistas como Babu Santana, entre tantos outros.
A tatuagem de Babu em homenagem ao grupo © arquivo pessoal
Publicidade
Uma heroína da vida real é a protagonista de uma HQ lançada pela Marvel em parceria com a ABC News: Madaya Mom é...
O designer holandês Lucas Maassen criou uma forma de ensinar um pouco da sua técnica para os filhos de uma forma leve...
Você provavelmente já deu uma conferida nas suas redes sociais hoje. E deve ter visto um monte de fotos no seu feed....
Um dos mais assustadores e importantes clássicos da história do cinema mundial, O Iluminado vai ganhar sequência e...
Lançado no último 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down, o 2o Edital Videocamp de Filmes lança um desafio:...
A paixão pelo futebol já transformou gols em belas ilustrações (clique aqui para vê-las), mas agora foi a vez de...
Nas encantadoras ruas de Paris, uma artista inova ao materializar o clima de romance natural da cidade em suas paredes...
A viagem de Fátima Bernardes e Túlio Gadelha para Miami, onde a jornalista foi receber o prêmio Lifetime...
Depois dos anos 1970, chegou a vez dos anos 1990. Não, nós não estamos doidos ou atrasados. Estamos no tempo certo...