Debate

Blumenau tem aumento de casos de coronavírus após aglomeração em shopping

por: Yuri Ferreira

Em dia, a cidade de Blumenau (SC) viu o número de casos do novo coronavírus crescer 28,5%. Segundo a prefeitura do município catarinense, as pessoas infectadas passaram de 130 para 167, maior aumento desde a chegada do vírus à terrada Oktoberfest. Coincidência ou não, o salto aconteceu um dia após a reabertura de um shopping da cidade, com a presença de centenas de clientes desrespeitando o distanciamento social ao som de uma curiosa interpretação de ‘Have You Ever Seen The Rain’ no saxofone.

Caso você ainda não tenha visto o vídeo que viralizou, é só dar uma olhada:

É difícil inferir que o aumento de casos de um dia para o outro tenha relação com a reabertura do shopping, tendo em vista que o tempo médio de incubação do vírus – período entre a infecção e a manifestação de sintomas – é de 2 a 7 dias. O índice preocupa, porém, pois mostra que mesmo durante o crescimento do número de casos em número exponencial, o comércio reabriu e colocou milhares de pessoas em risco.

– Drauzio Varella diz para esquecermos vida normal: ‘Vai demorar muito tempo pra voltar’

Explosão de casos não está relacionada à abertura de shopping, mas evidencia o risco tomado pelo governador de Santa Catarina ao decretar o fim da quarentena

A decisão de reabrir o comércio foi tomada após o governador Carlos Moisés (PSL) ordenar a reabertura do comércio por decreto. Santa Catarina foi um dos focos de atenção política do Brasil especialmente pela pressão de uma pequena parcela da população pela reabertura do comércio, com carreatas em Balneário Camboriú, cidade no litoral catarinense. A classe empresarial do estado, liderada por Luciano Hang, dono das lojas Havan, também foi responsável por pressionar o governador contra as medidas de isolamento social.

– Imagem da Praça do Pôr do Sol lotada no sábado mostra que muita gente não entendeu nada

A cidade de Blumenau é a segunda com maior número de casos, apenas atrás da capital, Florianópolis. A Prefeitura, em contradição ao governo do Estado, ressaltou “a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa”. 

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’