Sustentabilidade

Câmera capta momento em que Krakatoa entra em erupção

por: Yuri Ferreira

A erupção do Anak Krakatoa no último dia 10 de Abril chocou o mundo todo. Em meio à crise do novo coronavírus, a erupção de um dos maiores vulcões do planeta causou pânico medo em milhares de pessoas. De acordo com o Centro de Volcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos, a primeira erupção aconteceu às 10 da noite no horário da Indonésia, e continuou até 5 da manhã de sábado (11).

Vulcão Anak Krakatoa entrou em atividade na última madrugada de sexta-feira para sábado

– 16 desastres que assim como a Covid-19 mudaram os rumos da humanidade

As cinzas do vulcão subiram até 47 mil pés (ou 14 quilômetros na atmosfera). Muitos se lembraram da erupção do Krakatoa de 1883, que durou um dia e foi ouvida em vários cantos do mundo.

A erupção de 83 foi absurda: considerada a segunda erupção vulcânica mais fatal da história, causou mais de 36 mil mortes, liberou 20 milhões de toneladas de enxofre na atmosfera e reduziu as temperaturas mundiais em uma média de 1,2ºC por cinco anos e teve a potência 13 mil vezes maior do que a Bomba de Hiroshima.

Registros afirmam que a explosão do Krakatoa causou um ‘inverno vulcânico’ na Terra. A imagem mostra a explosão de 1923 do Anak, que confirmou a volta do terrível vulcão

– Ensaio mostra o que a emergência climática fará com pontos turísticos e paisagens mundiais

Essa erupção acabou com a ilha do Krakatoa, mas logo ao lado surgiu um novo vulcão; o Anak Krakatoa (filho do Krakatoa). Em dezembro de 2018, o vulcão explodiu e causou mais de 400 mortes, provocando ainda diversos tsunamis ao redor do mundo. Mais de 40.000 pessoas perderam suas moradias e 14 mil pessoas ficaram feridas com a explosão. Uma grande preocupação está nos residentes de Java, capital da Indonésia, que fica a 160 quilômetros do vulcão lendário.

A nova explosão de abril de 2020 não foi tão grande e não foi responsável por tantos estragos, mas mostra que o Círculo de Fogo, região de grande atividade sísmica, pode se ativar nos próximos meses, com incidência de terremotos e tsunamis ao redor do planeta.

– Chernobyl: radiação do ar na Ucrânia sobe com incêndio próximo da antiga usina nuclear

Confira o vídeo da erupção do Anak Krakatoa:

Aqui vai uma thread da paleontóloga Aline Ghilardi sobre o que representa a nova erupção do Krakatoa:

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A mandioca, gostosa e versátil, faz bem à saúde e foi até o ‘alimento do século’