Ciência

Câncer: exame é capaz de detectar variações da doença com antecedência

por: Vitor Paiva

Detectar um câncer com rapidez, precisão e precocidade pode ser a grande diferença entre a vida e a morte do paciente. Um novo exame, desenvolvido por pesquisadores da Dana-Farber Cancer Institute, da Universidade Harvard, e da Clinica Mayo, ambos nos EUA,  promete revolucionar o diagnóstico da doença – identificando mais de 50 tipos de câncer, assim como a localização dos tumores no corpo, a partir de um novo tipo de exame de sangue.

© Shutterstock

O procedimento se baseia no sequenciamento do DNA para detectar alterações químicas nos grupos metil das células cancerígenas e, dessa forma, apontar genes cancerígenos ativos ou inativos. 6.689 amostras de DNA foram utilizadas na pesquisa, com 2.482 de pessoas diagnosticadas com câncer, e 4.207 de pessoas sem a doença. O índice de acerto foi de 99,3% para detectar o câncer, e 90% para precisar o local do tumor – informações determinantes para o sucesso de um tratamento.

© Pixabay

Entre os 50 tipos de tumor detectados estavam os cânceres de mama, colo-retal, esôfago, vesícula biliar, bexiga, gástrico, ovário, cabeça e pescoço, pulmão, leucemia linfóide, mieloma múltiplo e pâncreas. “Nossos resultados mostram que essa abordagem pode identificar uma ampla gama de tipos de câncer em praticamente qualquer estágio da doença, com especificidade e sensibilidade próximas ao nível necessário para a triagem em nível populacional”, afirmou Geoffrey Oxnard, um dos autores do estudo, publicado na revista Annals of Oncology, confirmando que o novo exame pode ser fundamental para o diagnóstico precoce da doença – e, com isso, um tratamento bastante mais eficaz.

Os pesquisadores Geoffrey-Oxnard e Cloud Paweletz © Dana Farber Cancer Institute

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O vírus hemorrágico letal que está dizimando populações de coelhos nos EUA