Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Detectar um câncer com rapidez, precisão e precocidade pode ser a grande diferença entre a vida e a morte do paciente. Um novo exame, desenvolvido por pesquisadores da Dana-Farber Cancer Institute, da Universidade Harvard, e da Clinica Mayo, ambos nos EUA, promete revolucionar o diagnóstico da doença – identificando mais de 50 tipos de câncer, assim como a localização dos tumores no corpo, a partir de um novo tipo de exame de sangue.
© Shutterstock
O procedimento se baseia no sequenciamento do DNA para detectar alterações químicas nos grupos metil das células cancerígenas e, dessa forma, apontar genes cancerígenos ativos ou inativos. 6.689 amostras de DNA foram utilizadas na pesquisa, com 2.482 de pessoas diagnosticadas com câncer, e 4.207 de pessoas sem a doença. O índice de acerto foi de 99,3% para detectar o câncer, e 90% para precisar o local do tumor – informações determinantes para o sucesso de um tratamento.
© Pixabay
Entre os 50 tipos de tumor detectados estavam os cânceres de mama, colo-retal, esôfago, vesícula biliar, bexiga, gástrico, ovário, cabeça e pescoço, pulmão, leucemia linfóide, mieloma múltiplo e pâncreas. “Nossos resultados mostram que essa abordagem pode identificar uma ampla gama de tipos de câncer em praticamente qualquer estágio da doença, com especificidade e sensibilidade próximas ao nível necessário para a triagem em nível populacional”, afirmou Geoffrey Oxnard, um dos autores do estudo, publicado na revista Annals of Oncology, confirmando que o novo exame pode ser fundamental para o diagnóstico precoce da doença – e, com isso, um tratamento bastante mais eficaz.
Os pesquisadores Geoffrey-Oxnard e Cloud Paweletz © Dana Farber Cancer Institute
Publicidade
A História com H maiúsculo, que aprendemos nos livros e na escola, costuma nos contar os fatos do ponto de vista...
Cientistas e astronautas acabam de descobrir uma substância um pouco inquietante na superfície da Lua. Trata-se de um...
A vacina contra a covid-19 teve eficácia comprovada pelo Instituto Butantan. O anúncio foi feito em coletiva de...
De acordo com a Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia, 40% das pessoas com mais de 65 anos no país têm...
O último congresso da Academia Mundial de Ciências (TWAS) definiu os novos integrantes do grupo que reúne notórios...
A internet é capaz de se mobilizar em massa por causas evidentemente importantes a todos, como lutas políticas e...
Quando está caminhando, o neurocientista irlandês Shane O’Mara não permite que nenhum obstáculo atrapalhe seu...
Espectro-Fotômetro para a História do Universo, Época de Reionização e Explorador de Gelos: esse é o nome...
Não restam dúvidas de que os antigos romanos gostavam de festas, luxuria, comidas e do prazer de modo geral. Um dos...