Debate

Chernobyl: radiação do ar na Ucrânia sobe com incêndio próximo da antiga usina nuclear

Redação Hypeness - 13/04/2020

Florestas radioativas no território abandonado ao redor da usina nuclear de Chernobyl, estão em chamas e bombeiros têm lutado para controlar as queimadas, onde os níveis de radiação são consideravelmente mais baixos do que eram imediatamente após o acidente de 1986, mas ainda apresentam riscos, principalmente com o incêndio.

Segundo as autoridades, incêndios florestais ocorrem frequentemente, mas as chamas que queimam grama e pinheiros nesta primavera, após um inverno seco, são muito maiores do que os incêndios típicos na zona de Chernobyl.

– O que é verdade e o que é ficção na poderosa série ‘Chernobyl’, da HBO

A causa dos incêndios que acontecem atualmente ainda não foi determinada. Uma das possibilidades é que tenha sido iniciado intencionalmente pelos agricultores para remover restolhos de campos próximos.

A Zona de Alienação é uma paisagem sinistra de vilarejos abandonados, “covas” de equipamentos, campos vazios e densas florestas de pinheiros e bétulas, reservadas com perpetuidade como um experimento para mitigar desastres nucleares. A ideia era limitar, através do isolamento, a letalidade da radiação. O perigo é mínimo hoje.

– Série ‘Chernobyl’ é relato poderoso do que acontece quando duvidamos da ciência

De acordo com a Agência de Gerenciamento da Zona de Exclusão, o escritório do governo que administra o local, quase 35 quilômetros quadrados de área foram queimados somente na semana passada. No sábado, cerca de 400 homens, cem carros de bombeiros e vários helicópteros foram enviados para conter o fogo na região.


A agência afirma ainda que está tentando proteger a infraestrutura crítica na zona de Chernobyl, como as dependências da usina e os chamados “sarcófagos” de concreto em redor do reator, ou estacionamentos de caminhões abandonados e altamente contaminados e veículos rastreados que foram deixados do desastre original, funcionários disseram.

– Fotógrafo viaja à Chernobyl em busca de pianos esquecidos

As leituras de radiação perto do fogo foram elevadas, principalmente em função do vento soprando em direção às áreas rurais da Rússia e da Bielorrússia durante a maior parte da semana passada. Na sexta-feira, no entanto, o vento mudou, indo em direção de Kiev, a capital ucraniana, mas as autoridades dizem que o nível de radiação ainda é normal na cidade, cuja população é de cerca de três milhões.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.