Ciência

Cientistas divulgam mapa inédito com tudo que você queria saber sobre a Lua

por: Yuri Ferreira

Quem nunca teve vontade de dar uma viajada no mundo da Lua? Pois é, agora chegou a sua chance: a NASA, em parceria com o Serviço Geológico dos EUA (USGS) e Instituto Lunar e Planetário divulgou um mapa inédito detalhado sobre a geologia do nosso satélite. Após muito tempo de pesquisa, ele finalmente está disponível para o acesso do público gratuitamente.

Essa é a principal imagem do mapeamento da Lua realizado pelos cientistas americanos: ele combina informações de relevo e qualidade das rochas encontrados no satélite

O Mapa Geológico Unificado da Lua condensa anos de mapeamento e pesquisa sobre a superfície lunar. Ele vai servir para futuras expedições humanas à Lua e também para pesquisa detalhada (e à distância) sobre as condições geográficas da nossa companheira na jornada espacial. As bases de dados se originam das missões Apollo e de missões recentes de robôs.

– A incrível superfície realista que imita a Lua com informações da NASA

“As pessoas sempre foram fascinadas pela lua e sobre quando poderíamos voltar. Então, é maravilhoso ver o USGS criar um recurso que pode ajudar a Nasa no planejamento para futuras missões”, afirmou Jim Reilly, diretor do Serviço Geológico dos Estados Unidos e ex-astronauta da Nasa, em comunicado oficial.

A pesquisa combinou os bancos de dados e também adicionou um novo fator para a pesquisa: a descrição específica das rochas lunares, compreendendo sua natureza e as camadas nas quais estão presentes. Todo o mapa está disponível para o público no site do Serviço Geológico dos EUA e sua reprodução é livre, pois está em domínio público. Aproveite para dar uma explorada!

– Urina de astronautas pode ajudar nos planos do homem na Lua; entenda

“Este mapa é o culminar de um projeto de décadas. Ele fornece informações vitais para novos estudos científicos, conectando a exploração de locais específicos na Lua com o resto da superfície lunar”, contou Corey Fortezzo, geólogo e chefe do grupo de estudos.

Publicidade

Foto: Reprodução/NASA


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Exercícios físicos podem reduzir risco de câncer de mama em até 25%