Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Quando os astrônomos descobriram uma supernova em 2016, ela já causava espanto pelo intenso brilho que ofusca sua própria galáxia. Agora, uma equipe internacional de cientistas acredita que a explosão da estrela conhecida como SN2016aps, ao morrer, (e que ocorreu há quase quatro bilhões de anos), é a mais brilhante e possivelmente a mais forte já detectada.
As descobertas foram publicadas na revista Nature Astronomy. O grupo também falou sobre a suspeita de que a SN2016aps possa ser uma espécie de supernova conhecida como “instabilidade do par pulsacional” – e cuja existência só fora prevista teoricamente – o que ajuda a explicar por que a SN2016aps parece uma novidade para os astrônomos.
– Quarentena provocada pelo coronavírus mudou movimento da Terra
Depois de observada inicialmente em 2016, a supernova continuou emitindo radiação por mais de mil dias. “Em uma supernova típica, a radiação é inferior a 1% da energia total. Mas na SN2016aps, descobrimos que a radiação era cinco vezes a energia de explosão de uma supernova de tamanho normal”, disse Matt Nicholl, da Escola de Física e Astronomia na Universidade de Birmingham e um dos autores do artigo Nature Astronomy.
– Superlua Rosa foi a maior do ano; veja fotos pelo mundo
A equipe de astrônomos de várias instituições observou a SN2016aps por dois anos até que ela diminuísse para 1% do seu ponto mais brilhante. Isso lhes permitiu calcular, entre outros detalhes, a massa da supernova: algo entre 50 a 100 vezes maior que a massa do Sol. Brilha muito, né?
– Por que cientistas estão de olho no DMT, o alucinógeno mais potente conhecido pela ciência
A galáxia em que a supernova foi descoberta nem tem nome. Sua distância é de cerca de quatro bilhões de anos-luz da Terra, de acordo com Edo Berger, da Universidade de Harvard, outro cientista envolvido no projeto. Mas a SN2016aps não é a supernova mais distante já descoberta. Esse título pertence à DES16C2nm, localizada a 10,5 bilhões de anos-luz de distância. Dá para imaginar?
Publicidade
Tidos como os seres vivos mais importantes do mundo, a ciência já sabe que as abelhas podem estar viciadas em...
Um novo estudo observando os impactos posteriores dos casos mais graves de Covid-19 sobre a saúde concluiu que os...
Característico do cerrado e com um sabor peculiar, o pequi é um fruto que desperta memórias afetivas e causa...
Entre 2014 e 2017, o Brasil publicou cerca de 53,3 mil artigos, dos quais 72% foram assinados por mulheres. Este é um...
Um meteoro foi flagrado explodindo duas vezes na cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul. O fenômeno celeste ocorreu...
Será que o mundo se salvará da possível reeleição de Donald Trump? Segundo o astrofísico americano Neil deGrasse...
A pandemia da Covid-19 não será a última a ameaçar a humanidade, e um próximo vírus a se espalhar pelo mundo pode...
A importância do trabalho da antropóloga estadunidense Margaret Mead hoje se revela determinante sobre os mais...
A Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, identificou dois asteroides de cor avermelhada passando por um...