Cientistas dizem ter identificado a mais forte e brilhante explosão de estrela na história

por: Redação Hypeness

Quando os astrônomos descobriram uma supernova em 2016, ela já causava espanto pelo intenso brilho que ofusca sua própria galáxia. Agora, uma equipe internacional de cientistas acredita que a explosão da estrela conhecida como SN2016aps, ao morrer, (e que ocorreu há quase quatro bilhões de anos), é a mais brilhante e possivelmente a mais forte já detectada.

As descobertas foram publicadas na revista Nature Astronomy. O grupo também falou sobre a suspeita de que a SN2016aps possa ser uma espécie de supernova conhecida como “instabilidade do par pulsacional” – e cuja existência só fora prevista teoricamente – o que ajuda a explicar por que a SN2016aps parece uma novidade para os astrônomos.

– Quarentena provocada pelo coronavírus mudou movimento da Terra

Depois de observada inicialmente em 2016, a supernova continuou emitindo radiação por mais de mil dias. “Em uma supernova típica, a radiação é inferior a 1% da energia total. Mas na SN2016aps, descobrimos que a radiação era cinco vezes a energia de explosão de uma supernova de tamanho normal”, disse Matt Nicholl, da Escola de Física e Astronomia na Universidade de Birmingham e um dos autores do artigo Nature Astronomy.

– Superlua Rosa foi a maior do ano; veja fotos pelo mundo

A equipe de astrônomos de várias instituições observou a SN2016aps por dois anos até que ela diminuísse para 1% do seu ponto mais brilhante. Isso lhes permitiu calcular, entre outros detalhes, a massa da supernova: algo entre 50 a 100 vezes maior que a massa do Sol. Brilha muito, né?

– Por que cientistas estão de olho no DMT, o alucinógeno mais potente conhecido pela ciência

A galáxia em que a supernova foi descoberta nem tem nome. Sua distância é de cerca de quatro bilhões de anos-luz da Terra, de acordo com Edo Berger, da Universidade de Harvard, outro cientista envolvido no projeto. Mas a SN2016aps não é a supernova mais distante já descoberta. Esse título pertence à DES16C2nm, localizada a 10,5 bilhões de anos-luz de distância. Dá para imaginar?

Foto: Divulgação / Northwestern University