Arte

Cine Janela: artistas de Salvador se juntam para exibir filmes nas paredes de prédios

por: Vitor Paiva

Em tempos de pandemia e quarentena, a criatividade pode ser a diferença para que nos sintamos mais unidos, mesmo que em isolamento – e assim, uma janela é transformada em cabine de projeção e o paredão de um edifício em tela: a cidade vira um imenso cinema. Esse é motivo do Cine Janela, iniciativa que há um mês vem exibindo filmes, vídeos, charges, poemas, textos e frases motivadoras pelas paredes da cidade, em uma “rede colaborativa e voluntária de projeção de afetos cinematográficos durante a quarentena”.

Homenagem à Moraes Moreira em uma das projeções

O projeto nasceu em Salvador, na Bahia, mais precisamente no bairro Dois de Julho, através das ideias do gestor cultural Chicco Assis e das cineastas Jamile Coelho e Cíntia Maria, que são vizinhos.

Em seu primeiro mês de atividade, através de 5 janelas foram  realizadas 78 sessões com mais de 100 horas de programação, pela exibição de 72 filmes, entre 58 curtas e 14 longas. Assim o Cine Janela rapidamente chegou a São Paulo e a Vitória do Espírito Santo – e para a comemoração de seu primeiro mês, uma programação especial foi preparada.

A página do Cine Janela no Instagram é constantemente atualizada não só com as incríveis imagens dos filmes sendo exibidos pelas paredes das cidades, como também com a programação das diversas atividades do projeto. Além das projeções, live e encontros virtuais, o projeto está iniciando uma campanha de financiamento coletivo, para manter e expandir a iniciativa. Quem crê que a vida é um filme e quer transformar a cidade em uma companhia com pipoca para a próxima sessão, o Cine Janela é a pedida perfeita para combater a solidão em tempos de quarentena – bom filme!

Publicidade

© fotos: Instagram/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Xuxa lança livro infantil com temática LGBTQIA+ e conta história de menina com duas mães