Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Experiência traumática para a humanidade no século XX, a gripe espanhola é sempre lembrada pelo caos que provocou por onde passou, incluindo no Brasil. Especialmente no momento em que a humanidade enfrenta uma nova pandemia, a do coronavírus, especialistas olham para o passado para buscar aprendizados com traumas anteriores.
– Gripe espanhola: esnobada, pandemia parou o Rio, matou 50 milhões e o presidente
Muitas das lições sobre a gripe espanhola está aqui no Brasil. Mais precisamente, em Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais.
– ONU: consumo elevado de carne responde por 70% de novas doenças em humanos
Enquanto a então capital do país, o Rio de Janeiro, acumulou 15 mil das 35 mil mortes que houve por aqui, a gripe espanhola fez estragos menos catastróficos em BH. A jovem cidade mineira tinha 45 mil habitantes, dos quais um terço se contaminou. Porém as mortes não chegaram a 300. Se no Rio 1,65% dos moradores faleceram, em BH, essa taxa foi de 0,5%.
que a gripe espanhola foi um dos momentos mais caóticos do século XX não há dúvidas. ao falar dela, vêm à tona casos tenebrosos como o do Rio de Janeiro, onde corpos se acumulavam pelas ruas. mas foi assim em todo lugar?
resp.: não. em BH a situação foi bem diferente. explico:
— Jessica Almeida (@zeziga) April 8, 2020
Mas como a capital mineira conseguiu conter os casos com tamanhos resultados? A jornalista Jessica Almeida, do Jornal O Tempo, recentemente pesquisou a história da cidade nesse período e fez uma thread muito interessante no Twitter, onde explica em detalhes a contenção de Belo Horizonte.
– Coronavírus: simulador ajuda a entender progressão da pandemia no Brasil
Segundo Jessica, um grande diferencial foi o momento de decisão de medidas drásticas para a cidade. Aulas foram suspensas e o comércio fechado já com os primeiros casos confirmados, por decisão do então prefeito Vaz de Melo, em conjunto com o médico Samuel Libânio (que era o equivalente ao secretário de saúde).
“Como prevenir a gripe: gargareje diariamente”, diz o quadro
“Os comerciantes ficam possessos, mas o prefeito não cede às pressões. Ele também manda desinfetar diariamente os novíssimos bondes elétricos, orgulho da cidade”, explicou a jornalista, lembrando o momento histórico na cidade. Ela continua: “Com essas providências, surge um novo problema: o que fazer com os pobres e os que ficariam desamparados sem trabalhar?”
os comerciantes ficam possessos, mas o prefeito não cede às pressões. ele também manda desinfetar diariamente os novíssimos bondes elétricos, orgulho da cidade. com essas providências, surge um novo problema: o que fazer com os pobres e os que ficariam desamparados sem trabalhar?
— Jessica Almeida (@zeziga) April 8, 2020
– Coronavírus: Drauzio Varella exercita cidadania e ensina o jeito certo de lavar as mãos
Segundo Jessica, a Escola de Medicina – que depois se tornaria Faculdade de Medicina da UFMG – suspendeu as aulas e transformou suas dependências em um hospital com 120 leitos para atender os pobres, além de instalar postos de atendimento nas zonas suburbanas da cidade.
A jornalista destacou ainda outra decisão importante em meio a pandemia: a Igreja Católica suspendeu atividades como missas e encontros, mas mobilizou suas associações para arrecadar e distribuir cestas básicas, montando diversos pontos de apoio pela cidade. Grupos de imigrantes como espanhóis e italianos fizeram o mesmo.
Resumindo: solidariedade é tudo em momentos como esse, não é mesmo?
sem escola de enfermagem na capital, enfermeiras da Cruz Vermelha foram convocadas para ajudar na força-tarefa. numa época em que a atuação da mulher fora do espaço doméstico não era bem vista, essa foi uma importante contribuição para mudança do status quo
— Jessica Almeida (@zeziga) April 8, 2020
“No isolamento, a população de BH foi capaz de fazer uma coisa muito inteligente e bonita, que foi compreender que ninguém controla a peste de uma vez só. É preciso entender e agir. Porque é possível combater a epidemia, desde que a sociedade se una ao poder público”, disse
— Jessica Almeida (@zeziga) April 8, 2020
Publicidade
Nem os mais de 3 mil quilos de massa ou o chifre proporcionalmente enorme foram capazes de garantir a existência do...
Uma grande obsessão do sexo masculino está ao redor do tamanho do seu pênis. Notícia confortável para os menos...
Um meteoro foi registrado explodindo no céu de Santa Catarina. Segundo observadores da Rede Brasileira de...
Em tempos em que boas notícias sobre o meio ambiente estão difíceis de se achar, um respiro. Pesquisadores da...
O calendário astronômico continua generoso para os brasileiros em 2019. Moradores das regiões Norte e Nordeste vão...
O governo do Egito anunciou uma importante descoberta na região de Saqqarah: foram mais de 59 sarcófagos encontrados...
Se você algum dia já ouviu que deveria beber dois litros de água por dia, esqueça. Pesquisadores de diferentes...
O Mal de Alzheimer é um grande desafio para a ciência. Tanto sua cura como a sua causa não são claros e muitos...
Um meteoro caiu no estado de Minas Gerais e o acontecimento se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter nesse...