Conheça a nova espécie de tartaruga descoberta na América do Sul

por: Redação Hypeness

A América do Sul pode celebrar a descoberta de uma nova espécie de tartaruga. De acordo com o Molecular Phylogenetics and Evolution, a Chelus orinocensis foi identificada por meio do trabalho conjunto de inúmeros cientistas. A chamada tartaruga mata-mata desfruta das águas doces da América do Sul, sobretudo nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.

– Conheça a tartaruga do tamanho de um carro que viveu na região amazônica

Cientistas descobrem nova espécie de tartaruga na América do Sul

– As incomuns tartarugas albinas que mais parecem dragões

A pesquisa rendeu uma série de descobertas. Para isso, foram estudadas 75 amostras de DNA capazes de assegurar a existência de duas espécies do animal. Até aqui, a ciência acreditava apenas na vida da Chelus fimbriata. Ela ganha agora a companhia da Chelus orinocensis. A colega fimbriata é encontrada na Bacia Amazônica.

Em comunicado, os pesquisadores salientaram que a diferenciação biológica das tartarugas ocorreu há 13 milhões de anos. Segundo a revista Galileu, a descoberta obriga uma correção de curso sobre as condições dos animais, sobretudo em termos de preservação das espécies.

A tartaruga mata-mata vive em rios de água doce

– Tartaruga se aposenta aos 100 anos após acasalar até salvar toda a espécie

“A espécie não estava ameaçada em extinção, considerando-se a sua ampla distribuição. No entanto, nossos resultados mostram que, devido à ramificação em duas espécies, a população de cada uma delas é menor do que se havia assumido anteriormente. Além disso, a cada ano, milhares desses animais com aparência bizarra acabam indo parar em comércios ilegais, e são confiscados pelas autoridades. Precisamos proteger essas criaturas fascinantes antes que seja tarde demais”, alerta à Galileu Mario Vargas-Ramírez, professor da Universidade Nacional da Colômbia.

Fotos: Commons Media