Debate

Coronavírus: a teoria da conspiração que provocou a destruição de antenas 5G

por: Vitor Paiva

Para tentar explicar o que ainda não tem explicação a humanidade costuma aderir a todo tipo de teoria – mesmo àquelas que não fazem sentido algum. É o caso da que diz que a tecnologia de internet 5G ajudaria a propagar o novo coronavírus – conexão que toda comunidade científica já condenou como sendo absurda, e biologicamente impossível. A evidente impossibilidade dessa teoria da conspiração não impediu, porém, que torres de 5G fossem destruídas na Inglaterra e em outros pontos do planeta.

Torre de 5G na Europa © Divulgação

As teorias nasceram onde nascem todas as fake news: no Facebook, no Twitter e propagada pelo whatsapp. O primeiro e falso ponto sugere que o 5G poderia prejudicar o sistema imunológico das pessoas, tornando a população mais suscetível à contaminação pelo coronavírus. O segundo e ainda mais louco ponto afirma que a tecnologia 5G poderia transmitir diretamente o próprio vírus. Apesar de obviamente delirante, a nova teoria chegou a ser divulgada por celebridades e pessoas influentes na internet – ilustrando como uma mentira passa a ser tratada como verdade no mundo de hoje.

A máscara nos protege parcialmente da contaminação © Pixabay

O novo coronavírus,  é exclusivamente transmitido de uma pessoa para outra, e para lutar contra a pandemia se deve lavar as mãos e ficar em casa durante o período de quarentena. A tecnologia 5G não é capaz de afetar em nada a saúde humana, nem muito menos agravar a disseminação de um vírus em pandemia. Outra medida importante para combater a doença é justamente lutar contra as fake news, e disseminar a verdade sobre a doença.

Torre 5G da Vodafone © Wikimedia Commons

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Repórteres assustados com Bolsonaro sem máscara são afastados; presidente pode ter passado coronavírus para 76