Debate

Coronavírus: Brasil só deve ter vida ‘normal’ em meados de agosto, dizem especialistas

por: Redação Hypeness

Quase 50 dias desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no Brasil, o Ministério da Saúde não tem boas expectativas para o fim da quarentena recomendada, estimando que ela possa acontecer até agosto.

Há cerca de dez dias, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), projetou o retorno à normalidade para “quem sabe em agosto”. Já o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), chegou a falar em preparação para “uma crise de seis meses” no estado. Em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) mudou de posição nas últimas semanas e passou a falar em afrouxamento do isolamento social, mas seu secretário de Saúde avisou ontem que “não dá para pensar em vida normal antes de junho”.

– SBT suspende apresentador que sugeriu campos de concentração para conter coronavírus

As ruas de São Paulo estão vazias desde o decreto da quarentena por parte do governo

Embora as estimativas não sejam as mesmas, é possível prever a mesma coisa: o combate à pandemia da Covid-19 ainda está só no começo.

– Coronavírus: Universidades desenvolvem teste 100% nacional e que dá resultado em 5 minutos

Atualmente, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (13), o Brasil já registrou 1.328 mortes. Considerando que, no domingo, o número era 1.223, houve um aumento de 9% de casos fatais. Em sete dias, total de mortes no Brasil subiu 99%.

Já o número de casos confirmados subiu 6% de um dia para o outro: 23.430 casos confirmados na segunda-feira – eram 22.169 no domingo.

– Monja Coen grava vídeo pistola com papo de fim de quarentena: ‘Deixem de ser gananciosos!’

Por mais que a recomendação de cuidado redobrado para o grupo de risco, o fato de que 36% das mortes ocorreram entre pessoas com menos de 60 anos, é alarmante. Além disso, 35% das mortes ocorreram entre pessoas sem doenças pré-existentes (como cardiopatias ou diabetes). O estado com o maior número de mortes continua sendo São Paulo, com 608 mortes e 8.895 casos confirmados.

Viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo, vazio durante a quarentena

– Astronauta com 1 ano de experiência no espaço dá dicas para quarentena

Conforme divulgado na semana passada, o Ministério da Saúde prevê a aceleração descontrolada da Covid-19 durante o mês de maio, o que levaria a um pico de contaminação no início de junho. Somente duas semanas depois, começaria a diminuição dos casos.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mark Chapman diz que matou John Lennon por vaidade e se desculpa com Yoko Ono