Debate

Coronavírus: como é viver em quarentena no maior complexo de apartamentos do Brasil

por: Redação Hypeness

Com 1.160 apartamentos e mais de 5 mil moradores, o edifício Copan é como uma pequena cidade autônoma dentro de São Paulo – não por acaso o maior complexo de apartamentos de toda a América Latina possui seu próprio código de endereçamento postal. E se no momento todo o planeta se vê diante do coronavírus, sendo o Copan como uma pequena cidade no meio do epicentro da pandemia no Brasil, o edifício também oferece suas singularidades para viver a quarentena e atravessar o isolamento – a começar pelas panelas, que religiosamente são espancadas do lado de fora das janelas contra as políticas do atual governo federal, conforme conta reportagem especial feita por João Pina para a National Geographic.

As dimensões e o luxo dos apartamentos são tão variadas quanto as realidades econômicas dos moradores – de apartamentos de 27 metros quadrados a outros com mais de 400 metros quadrados, o Copan funciona pelo trabalho de seus 102 funcionários como uma reprodução da própria sociedade brasileira.

A vista do alto do Copan

Por lá, desde janeiro que Affonso Celso Oliveira, síndico do edifício e conhecido pelos moradores como “prefeito”, decidiu fechar o acesso ao telhado do prédio, comumente frequentado por centenas de visitantes diários – tudo para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Os elevadores são mantidos limpos de forma incessante, e os funcionários que podem recebem vales-combustível, a fim de evitarem transportes públicos. Os porteiros são orientados a relatarem moradores com sintomas, e uma moradora que retornou da Europa e apresentou sintomas passou a ser “cuidada” diariamente pela equipe do edifício.

O futuro é incerto em todo o país, e evidentemente que o Copan não está imune à pior pandemia que dos últimos cem anos, mas talvez o seu “prefeito” tenha muito a ensinar para nossas autoridades: com sua política rigorosa e considerando a doença por sua real gravidade, seu esforço vem sendo recompensado pela ausência de casos relatados até aqui dentro do prédio.

Publicidade

© fotos: João Pina


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pandemia por coronavírus tem aumento de feminicídio; Hashtag expõe casos no Twitter