Ciência

Coronavírus: fotos mostram como pandemia mudou dinâmica mundial

por: Vitor Paiva

É natural que pensemos sobre como o coronavírus virá a afetar e transformar a humanidade e nossas vidas no futuro, mas o fato é que a pandemia já alterou o planeta e a maneira pela qual nos relacionamos, trabalhamos, sentimos e pensamos a olhos vistos – agora, nesse momento: nossa realidade já não mais é a mesma. Para ilustrar essa transformação que já se deu, a revista Nature selecionou algumas fotografias que mostram tais mudanças no momento: práticas e realidades que até ontem era desconhecidas ou raras, e que já se tornaram parte de nosso cotidiano mais imediato.

Os bastidores dos hospitais, com pacientes despedindo-se dos médicos, as ruas vazias, a redução na poluição do ar, a busca pela vacina e a cura, assim como as chamadas de vídeo coletivas, cada imagem tornou-se uma espécie de emblema da realidade que enfrentamos em quarentena contra a pandemia. Trata-se de seleção efetivamente histórica, registrando para o futuro a maneira com que nossa realidade se alterou de um mês para o outro – como documentos que, no futuro, poderemos acessar para lembramos ou tentarmos compreender melhor o que já está acontecendo – e, mais ainda, o que ainda vai acontecer por conta da pandemia.

Equipe médica do hospital da cruz vermelha em Wuhan, na China, se despede de um paciente curado da Covid-19 © AFP via Getty

Partículas da SARS-Cov-2, que provoca a Covid-19, vistas em microscópio © CDC/Science Photo Library

Cervo cruzando uma faixa de pedestre pelas ruas vazias da cidade de Nara, no Japão © Jae C. Hong/AP Photo

Redução na poluição do ar sobre a China por conta da quarentena © ESA

Bióloga Larissa Vuitika na Universidade Federal de Minas Gerais trabalhando no desenvolvimento da vacina © Pedro Vilela/Getty Images

Líderes de países diversos em reunião feita por videoconferência © Gary Ramage/AFP/Getty Images

Máscara fabricada por impressora 3D na República Tcheca © Michal Cizek/AFP/Getty Images

Soldados estabelecendo hospital de campanha em Belgrado, na Sérvia, para pacientes da Covid-19 © Marko Djurica/Reuters

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Por que pelo de rato e pedaços de insetos em molhos e alimentos são tolerados pela Anvisa