Debate

Desmatamento da Amazônia registra aumento de 51% em março

por: Gabriela Glette

Em apenas 4 meses, o ano de 2020 tem se mostrado um imenso desafio aos brasileiros. A pandemia do coronavírus está revelando fraquezas políticas, econômicas e paralisando parte do país. No entanto, enquanto o nível de poluição da cidade de São Paulo diminuiu 50% apenas nas primeiras semanas, o desmatamento da Amazônia continua a todo vapor e foi um dos poucos setores que permaneceu como antes da crise.

desmatamento amazônia 1

Com os olhares voltados para a saúde e os cuidados para evitar o contágio do vírus, os criminosos aproveitam o momento de fraqueza e avançam sobre a floresta. Apenas em março, foram mais de 326 quilômetros de desmatamento – no mesmo período em 2019 foram 251, o que representa um aumento de 30%. Quando a análise inclui todo o primeiro trimestre do ano, o desmatamento chega a 796 km2 da Amazônia Legal – um aumento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado.

desmatamento amazônia 2

Os dados compilados pelos jornais Estado e Folha no sistema Deter (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mostraram que 2020 já começou com um recorde de desmatamento, que não é apenas fruto da redução da fiscalização decorrente do coronavírus.

desmatamento amazônia 3

Ironicamente, é justamente o excesso de desmatamento e de poluição nas grandes cidades, alguns dos principais fatores que causam surtos de doenças e proliferação de vírus, como o novo coronavírus. Não é à toa que ele nasceu na China, um dos países mais poluídos do globo e rapidamente se espalhou pelo mundo. Enquanto as pessoas não compreenderem que fazemos parte de um mesmo sistema, pandemias continuarão a acontecer, desequilibrando nossas vidas em um piscar de olhos.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Adele e suas transformações elevam a máxima do ‘meu corpo, minhas regras’