Arte

‘Escravo nem pensar’: animação conta história de imigrante de Angola no Brasil

por: Vitor Paiva

“Hoje é o aniversário do nosso Lineu, e reunimos algumas crianças da rua aqui na igreja. Hoje também faz três anos que fugimos de Angola”. Assim começa a animação “À Espera”, criada pelo programa “Escravo, nem pensar”, da Repórter Brasil, com apoio da Laudes Foundation para contar a história de Angelina, uma imigrante angolana que largou sua vida e história em Luanda, capital angolana, para fugir e recomeçar tudo em São Paulo. Trata-se de uma história ficcional que, no entanto, recria à perfeição a vida e luta de muitas imigrantes no Brasil.

No curta, o marido de Angelina é preso pelo governo militar em Angola, e por isso ela teve de fugir, conforme tinham combinado, com os filhos Lineu e Raquel, usando um dinheiro que tinham escondido para esse possível plano. “Deixamos tudo para trás”, ela diz – incluindo nesse tudo seu próprio marido. Em São Paulo ela conta com a ajuda de uma instituição religiosa para colocar os filhos em uma escola público para estrangeiros, e arrumar um emprego como empregada doméstica – que lhe explora profundamente ainda pagando pouco, mas do qual não pode abrir mão.

Enquanto trabalha sem descanso, Angelina sonha com o reencontro com seu “querido Armando”. A história de Angelina foi baseada nos diversos relatos que o programa “Escravo, nem pensar” recolheu no período entre 2017 e 2019, quando realizou trabalho com a rede pública de Assistência Social, sobre a chegada de mulheres negras, imigrantes de Angola, para São Paulo.

A voz de Angelina foi dublada pela cantora Jéssica Areias – e a dor da personagem é sentida por tantas mulheres hoje, na capital paulista, em plena vida real.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Artista recria personagens de animes do Studio Ghibli interagindo com a natureza