Inspiração

‘Favela Contra o Vírus’: ação reúne nomes do samba em frente de proteção das quebradas

por: Vitor Paiva

O coronavírus chegou ao Brasil pelas camadas mais abastadas da população mas, como todo dilema em uma sociedade tão desigual quanto a brasileira, pode se agravar radicalmente na realidade das áreas mais pobres das grandes cidades. É para lutar contra tal quadro que a Central Única das Favelas (Cufa) lançou a campanha “Favela Contra o Vírus”, a fim de conscientizar as populações sobre a gravidade da pandemia e informar sobre as medidas simples e eficazes que podem amenizar consideravelmente as graves projeções feitas para o Brasil e as populações das favelas até aqui.

© divulgação

E para divulgar a campanha, a Cufa se juntou a uma seleção brasileira de artistas para produzir uma música e um vídeo. “O Mundo Parou” foi escrita por Dudu Nobre, Edi Rock (Racionais MCs), Dexter e Ivo Meirelles, e também contou com a participação de, entre outros, Xande de Pilares, Mumuzinho, Péricles, Alcione, Karol Conka, Ferrugem, Sandra de Sá, Leo Santana, Serjão Loroza, Andrezinho (Molejo) Grupo Bom Gosto.

Dudu Nobre foi também o produtor artístico do projeto, que não é restrito aos artistas – todas as pessoas estão convidadas pela campanha a gravar um vídeo cantando o refrão da canção e publicar utilizando a hashtag #FavelaContraOVirus.

© reprodução

“O site da CUFA e suas redes, nesse momento, estarão exclusivamente focados em informações sobre como a favela poderá se proteger e por isso quem tiver sugestões, fique à vontade de passar”, afirmou Marcus Vinícius Athayde, um dos coordenadores da campanha. Os focos principais da campanha são as informações sobre higiene das mãos, quarentena e outras medidas importantes para o combate à Covid-19, mas não somente: a Cufa também está arrecadando doações diversas para atuações in loco nas favelas, em parceria com diversas organizações. Para maiores informações sobre como participar e/ou doar, basta acessar o site da Cufa.

© reprodução

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Escolas ao ar livre criadas para combater a tuberculose no início do século 20