Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Milhares de cientistas ao redor do planeta tem se concentrado em laboratórios para entender como combater o maior inimigo da humanidade nesse momento: o novo coronavírus. No Brasil, uma das principais instituições nessa pesquisa profunda sobre o comportamento do vírus é a Fiocruz. Testando tratamentos e produzindo a covid-19 in vitro, o Instituto tem feito importantes descobertas que podem acelerar o processo no combate contra a maior pandemia da história desde 1918.
Uma das mais recentes e surpreendentes descobertas do Instituto Oswaldo Cruz foram imagens que mostram exatamente como o novo coronavírus ataca células saudáveis. Os registros, feitos em microscópios eletrônicos, também são capazes de mostrar o vírus se reproduzindo dentro do citoplasma.
– Coronavírus: mulheres e universitárias, elas precisaram de 48h para sequenciar o Covid-19
No canto inferior esquerdo, o círculo branco com pontinhos pretos é uma célula com o vírus se reproduzindo por dentro dela
A pesquisa foi comandada pelos cientistas Débora Barreto e Marcos Alexandre Silva, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, e Fernando Mota, Cristiana Garcia, Milene Miranda e Aline Matos, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo. A descoberta pode auxiliar a compreender o impacto do vírus no corpo e maneiras de combatê-lo.
Nas imagens, o vírus é representado por bolinhas pretas e os círculos brancos são as células humanas. A covid-19 invade as células saudáveis e vai destruindo ela por dentro. “Seria como a célula fosse um caminhão e o vírus fosse uma porca que fizesse o caminhão parar. É muito pequeno, mas olha o estrago que faz”, contou ao Jorna Nacional Fernando Mota, do Laboratório de Vírus Respiratórios da Fiocruz.
– Associação da PB testa canabidiol contra coronavírus em profissionais da saúde
Os pontinhos pretos são o coronavírus: minúsculo, ele já acabou levando mais de 90 mil mortes ao redor do mundo
A pesquisa também produziu um GIF explicando as imagens para compreender melhor a reprodução do vírus e a maneira como ele ataca as células:
A Fiocruz tem realizado importantes trabalhos para combater a Covid-19. Desde o impacto do atazanavir, antiviral utilizado para combater o HIV até a produção de uma nova vacina para Influenza que pode atacar o novo coronavírus, o centro de pesquisa é uma prova de que é muito importante financiar a ciência.
Publicidade
Mais de 500 tipos de aves vivem no município de São Paulo. O número representa cerca de um quarto de todas as...
Análises de uma ossada de pelo menos 3 mil anos encontrado na região onde hoje fica o estado do Alabama, nos EUA,...
A natureza é espetacular mesmo em seus mínimo detalhes. Às vezes, porém, ela faz questão de oferecer a real medida...
Tem horas que dá vontade de fugir desse planeta, não é mesmo? Infelizmente, ainda não é nada fácil sair por...
A sabedoria popular e a própria prática infantil sabem que pés descalços pisando no chão são símbolos de saúde,...
Muito mais do que somente um depósito de resíduos, dejetos e excrementos humanos, o esgoto pode ser uma importante...
A cidade de Joinville, mais populosa do estado de Santa Catarina, está em voga nas redes sociais porque decidiu...
Nem só da raiz vive quem gosta de beterraba. O consumo das folhas e do talo desse vegetal tão saboroso também é...
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Miami visitou o Equador em busca de uma planta tropical que havia sido...