Ciência

Fotos inéditas mostram coronavírus atacando células do corpo

por: Yuri Ferreira

Milhares de cientistas ao redor do planeta tem se concentrado em laboratórios para entender como combater o maior inimigo da humanidade nesse momento: o novo coronavírus. No Brasil, uma das principais instituições nessa pesquisa profunda sobre o comportamento do vírus é a Fiocruz. Testando tratamentos e produzindo a covid-19 in vitro, o Instituto tem feito importantes descobertas que podem acelerar o processo no combate contra a maior pandemia da história desde 1918.

Uma das mais recentes e surpreendentes descobertas do Instituto Oswaldo Cruz foram imagens que mostram exatamente como o novo coronavírus ataca células saudáveis. Os registros, feitos em microscópios eletrônicos, também são capazes de mostrar o vírus se reproduzindo dentro do citoplasma.

– Coronavírus: mulheres e universitárias, elas precisaram de 48h para sequenciar o Covid-19

No canto inferior esquerdo, o círculo branco com pontinhos pretos é uma célula com o vírus se reproduzindo por dentro dela

A pesquisa foi comandada pelos cientistas Débora Barreto e Marcos Alexandre Silva, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, e Fernando Mota, Cristiana Garcia, Milene Miranda e Aline Matos, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo. A descoberta pode auxiliar a compreender o impacto do vírus no corpo e maneiras de combatê-lo.

Nas imagens, o vírus é representado por bolinhas pretas e os círculos brancos são as células humanas. A covid-19 invade as células saudáveis e vai destruindo ela por dentro. “Seria como a célula fosse um caminhão e o vírus fosse uma porca que fizesse o caminhão parar. É muito pequeno, mas olha o estrago que faz”, contou ao Jorna Nacional Fernando Mota, do Laboratório de Vírus Respiratórios da Fiocruz.

– Associação da PB testa canabidiol contra coronavírus em profissionais da saúde

Os pontinhos pretos são o coronavírus: minúsculo, ele já acabou levando mais de 90 mil mortes ao redor do mundo

A pesquisa também produziu um GIF explicando as imagens para compreender melhor a reprodução do vírus e a maneira como ele ataca as células:

A Fiocruz tem realizado importantes trabalhos para combater a Covid-19. Desde o impacto do atazanavir, antiviral utilizado para combater o HIV até a produção de uma nova vacina para Influenza que pode atacar o novo coronavírus, o centro de pesquisa é uma prova de que é muito importante financiar a ciência.

Publicidade

Fotos: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Raça antiga e rara de cães cantores é avistada na selva após 50 anos de sumiço