Muitos millennials nunca se depararam com uma vitrola e também nunca tiveram o prazer de rebobinar uma fita cassete com o dedinho. Apesar da facilidade que as plataformas de streaming nos proporcionam, os mais nostálgicos diriam que nada se compara ao vinil. Por isto, para relembrar os velhos tempos, o designer Yuri Suzuki, de Londres, criou o Easy Record Maker, um gravador compacto que permite registrar discos de vinil e reproduzi-los instantaneamente.

Feito em colaboração com a editora japonesa Gakken, a engenhoca é uma simples criação DIY, projetada para colecionadores experientes ou simplesmente aqueles que querem explorar um novo interesse e celebrar a boa música. Os usuários simplesmente reproduzem áudios do telefone ou de outro dispositivo através de um cabo auxiliar ou USB, fabricando em poucos minutos o seu próprio disco.

Com um alto-falante embutido, o Easy Record Maker é resultado de um projeto antigo que Suzuki finalmente conseguiu colocar em prática. Durante a adolescência, o designer fazia parte de uma banda de ska-punk, mas por falta de recursos financeiros, não conseguiu gravar suas músicas profissionalmente.

Foi exatamente da falta, que nasceu este incrível projeto, desenvolvido para que qualquer amante de música possa ter seu estúdio particular, de maneira simples e acessível. Para ele, o poder da música foi sua grande inspiração: “O som tem um forte impacto em nossas emoções e na maneira como nos comportamos, e eu sempre tento criar uma experiência com som com o maior número possível de pessoas”.

O Easy Record Maker já está à venda no Japão e em breve estará disponível na Europa e Estados Unidos, por U$ 81 e já vem com 10 discos virgens de 5 polegadas.

