Fotografia

Imagem de focas descansando em gelo flutuante vence concurso e levanta debate ambiental

por: Gabriela Glette

Uma imagem vale mais do que mil palavras e, diante desta afirmação inevitável, nada melhor do que um concurso de fotografia para abrir a discussão urgente e cada vez mais em pauta do meio ambiente. A edição 2020 do Nature TTL Photographer of the Year 2020 premiou uma poderosa foto que mostra focas descansando em gelo flutuante, no entanto, apesar de bela é também dramática.

peixes descansando gelo

Mais de 7 mil imagens foram enviadas à competição, que premiou profissionais de todas as idades de todo o mundo em três categorias: Paisagem, Vida Selvagem e Macro. A disputa foi acirrada, mas o grande vencedor foi o renomado fotógrafo francês Florian Ledoux por sua impressionante imagem feita com drone de focas descansando, em outras palavras – lutando para sobrevivência no escasso espaço que elas ainda têm.

concurso de fotografia natureza 1

Apesar da alegria em ter recebido o prêmio principal, Ledoux deixa um recado importante aos fotógrafos que também estão aproveitando a tecnologia dos drones para fazer registros da vida selvagem: Para mim, é muito importante mostrar o estado das regiões ártica e antártica, e ter uma imagem de lá ganhando esse prêmio é uma exposição importante. É importante que qualquer pessoa inspirada nesse estilo de imagem de drone entenda a importância da vida selvagem e seja ética em sua abordagem. Garanta que seu drone não assuste animais”.

Segundo relatório publicado em 2019 pelo National Snow and Ice Data Center (NSIDC), órgão estadunidense encarregado de estudar regiões polares, a camada de gelo do Ártico nunca esteve tão próxima do desaparecimento, podendo desaparecer completamente em 5 anos. Resultado direto do aquecimento global, esta tragédia tem inúmeras consequências, entre elas a destruição do habitat de animais que vivem na região.

Contrariando aquela surreal corrente de pessoas que não acreditam em aquecimento global e mudanças climáticas, as centenas de imagens de animais ‘invadindo’ as cidades durante a quarentena não nos deixa mentir. O grande culpado disso tudo somos nós e o coronavírus, por mais incrível que pareça, pode ser uma grande oportunidade.

Publicidade

Fotos: Nature TTL Photographer of the Year 2020


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ensaio fotográfico mostra a vida em cores no Rio de Janeiro e no Brasil dos anos 1950