Ciência

Krakatoa: imagens de satélite mostram grandeza de erupção

por: Yuri Ferreira

A última erupção do Anak Krakatoa, que ocorreu na madrugada de sexta para sábado (11), acendeu um alerta vermelho para a comunidade científica que observa movimento de placas tectônicas e vulcanologia. A erupção que antecedeu essa, em 2018, deixou centenas de mortos e vários feridos. Até então, não se tem notícia de mortos da última explosão.

– 16 desastres que assim como a Covid-19 mudaram os rumos da humanidade

Segundo o alerta emitido pelo Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia, o Anak Krakatoa está “exibindo agitações intensas ou crescentes com maior potencial de erupção sem previsão de data ou com uma erupção de perigo limitado a caminho”.

O satélite Landsat 8 do Serviço Geológico dos EUA registrou uma imagem do vapor de água e gás que está sendo emitido sobre o pico do Krakatoa graças à recente explosão do vulcão:

 – Câmera capta momento em que Krakatoa entra em erupção

As imagens aéreas do Anak Krakatoa mostram a dimensão da atividade do novo vulcão

As imagens mostram a incrível dimensão da explosão. O ponto vermelho no canto inferior da nuvem mostra o possível derramamento de lava do vulcão. As imagens mostram que o vulcão está emitindo vapor de água e gás. Se fossem cinzas vulcânicas, as imagens mostrariam “nuvens” mais escuras.

“É possível que as partículas mais pesadas de cinzas emitidas permaneçam mais baixas na atmosfera e sejam transportadas para o norte por ventos próximos da superfície. Em contraste, água e gases, que são mais leves, dentro da pluma, eles seriam transportados mais alto e se condensariam rapidamente na atmosfera”, contou Verity Flower, vulcanologista do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, em nota oficial.

– Chernobyl: radiação do ar na Ucrânia sobe com incêndio próximo da antiga usina nuclear

Localizado a pouco mais de 100 quilômetros de Java, capital da Indonésia, o Anak Krakatoa não é o mesmo vulcão da erupção histórica de 1883. Após o desastre, a antiga ilha de Krakatoa colapsou e, em 1923, o vulcão retornou em uma nova ilha.

Publicidade

Fotos: Divulgação/NASA Earth Observatory


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Morte de médico brasileiro de 28 ano que participava dos testes da vacina de Oxford preocupa