Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Na última segunda-feira (30), o empresário e ex-diretor da Band Rodrigo Branco participou de uma live no Instagram da influenciadora Ju de Paula, na qual criticou a jornalista Maju Coutinho e a participante do ‘Big Brother Brasil’, Thelma Assis, utilizando comentários racistas. De acordo com a colunista Fábia Oliveira, a âncora do ‘Jornal Hoje’ pretende processá-lo.
– Autores de crime de racismo contra Maju Coutinho são condenados
No mesmo dia em que a live foi exibida, a jornalista já acionou os advogados para ver as possibilidades de processar o empresário por racismo. Rodrigo Branco disse que Maju Coutinho “é péssima” e não estaria na televisão por merecimento. “Ela só está lá por causa da cor”, falou.
Maju Coutinho na bancada do Jornal Hoje, da Rede Globo, por puro talento e merecimento
O ex-diretor de televisão relacionou Maju com Thelma. Na visão dele, a torcida da sister só existe porque “ela é negra coitada” e que torcer para ela vencer a edição é racismo. Segundo a colunista, os administradores das redes sociais da participante do ‘BBB 20‘ também vão avaliar quais medidas legais podem ser tomadas contra o empresário.
– Maju Coutinho conhece espectadora mirim que se encantou com seu cabelo
Estas falas, de um empresário influente da televisão, só demonstram o oposto: enquanto houverem pessoas como ele no comando, outras Majus e Thelmas terão menos chances e só entra por cor, quem for branco.
E pensar que tudo isso foi dito em uma live com uma outra mulher negra, que ficou visivelmente incomodada e sem reação com as falas do convidado. Ju de Paula se pronunciou sobre a fala de Branco: “No dia de hoje, fiz uma live para tentar relaxar com meus seguidores e o racismo se apresentou exatamente do jeito que ele faz: sem pedir licença. Eu fiquei sem acreditar no que estava ouvindo”, afirmou ela.
– Fome é entretenimento? Choro de Thelma levanta debate sobre limites no ‘BBB20’
Após toda a repercussão dos comentários racistas, Rodrigo Branco foi ao Instagram pedir desculpa as três. Ele escreveu em uma publicação: “Sei que desculpa não corrige o erro, mas é o mínimo”.
Esta, infelizmente, não é a primeira vez que Maria Julia Coutinho é vítima de um ataque racista nas redes. Desde que ganhou destaque no vídeo – por sua competência -, a âncora foi alvo de uma série de falas preconceituosas, inclusive de colgeas de profissão.
Carla Vilhena, ex-jornalista da TV Globo, fez comentários polêmicos sobre a postura da Maju Coutinho após matéria especial veiculada pelo telejornal vespertino sobre a morte do ator e diretor global Jorge Fernando.
“Sobre matéria da morte de Jorge Fernando (a quem eu admirava como ator e diretor): Por mais que ele tenha sido divertido em vida, está morto. Repórter, não precisa berrar tanto. Apresentadora, vamos evitar rir depois das cenas de arquivo, enquanto lê a frase “o corpo do diretor”, afirmou Vilhena nas redes sociais. Carla apagou a declaração algumas horas depois e se retratou em outro tuíte.
Embora o sucesso da primeira mulher negra a comandar o ‘Jornal Nacional’ desperte o ódio de racistas, Maju segue mostrando seu talento no vídeo. Ela, inclusive, obteve na Justiça a condenação de duas pessoas pelos crimes de racismo e injúria racial. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo, os autores são dois homens, Erico Monteiro dos Santos e Rogério Wagner Castor Salles, que utilizaram perfis falsos nas redes sociais para ofender a jornalista da TV Globo.
Publicidade
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, anunciou na terça-feira que nomeará Rachel Levine, principal autoridade de...
Duas irmãs gêmeas, de origem afro-americana, ganharam os corações de todos pela internet por um charmoso e...
O ator Reynaldo Gianecchini rejeita rótulos sobre sua orientação sexual - ele já declarou que sua sexualidade é...
Imagine que você vai a um encontro romântico com alguém que te interesse. No meio da conversa, você percebe que a...
Charlie Craggs, de 29 anos, decidiu combater a transfobia de um jeito diferente. Mulher trans e manicure, a ativista...
A multiartista Linn da Quebrada entrou no "Big Brother Brasil 2022" nesta quinta-feira (20) e em menos de 24 horas dois...
A Copa do Mundo de Futebol Feminino suscitou várias questões de desigualdade de gênero no esporte e ampliou debates...
O gerente Everton Lopes, 42, tornou-se papai de primeira viagem recentemente com seu companheiro, Marco Bianco. Mas...
Que a política se sustenta no machismo, não é novidade. No entanto, causa surpresa a declaração do presidente da...