Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Criada pelo Mapa do Acolhimento, a campanha Tô Com Elas visa mapear dados de funcionamento da rede pública que presta serviços de enfrentamento à violência contra as mulheres durante a quarentena imposta pelo Coronavírus.
O Tô com Elas prevê a criação de um mapa online georreferenciado com 5 mil serviços públicos em todo o território brasileiro. Serão listados delegacias, centros de referência, defensorias, hospitais de emergência, entre outros locais que podem prestar atendimento às vítimas de violência contra a mulher.
Foram recrutados 500 voluntárias e voluntários. Cada pessoa se comprometeu a entrar em contato com 10 serviços públicos para realização do mapeamento.
Os dados serão compilados pelo Mapa do Acolhimento e divulgados para que as mulheres em situação de risco possam acessá-los de suas casas e se informar sobre os serviços mais próximos em funcionamento durante a quarentena. Como o número de voluntários já foi atingido, a expectativa é que o mapa esteja disponível em breve.
De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, foram registradas 1,3 mil queixas de violência doméstica entre os dias 14 e 24 de março. O telefone de denúncias e atendimento à mulher (Disque 180) teve uma alta de 9% nas ocorrências durante o período de isolamento social – no Rio de Janeiro, o aumento foi de 50% nos casos atendidos pela Polícia Militar.
Na China, casos de violência contra a mulher triplicaram em algumas províncias durante a quarentena. Em Paris, as denúncias aumentaram 40% no período de isolamento.
Foto: Melanie Wasser
O problema pode ser ainda maior do que o evidenciado pelos números. Com a presença constante do agressor, as vítimas encontram mais dificuldades para denunciar casos de violência doméstica.
Além disso, o aumento repentino das agressões ocorre em um período em que protocolos de atendimento psicológico, jurídico e serviços de enfrentamento à violência contra as mulheres estão adequando seu funcionamento devido à quarentena. O Mapa do Acolhimento visa suprir essa necessidade, mostrando os locais que seguem operativos neste período, permitindo que as denúncias sigam ocorrendo.
Publicidade
Um novo boletim médico sobre o estado de saúde do ator e humorista Paulo Gustavo, intubado na UTI com covid-19, foi...
O navio Agenor Gordilho, que fazia parte da frota de ferry boats da Bahia, será afundado. O motivo? Estimular o...
Alana Maranhão era vista como uma das grandes revelações do atletismo brasileiro. A jovem de apenas 18 anos foi...
Uma criança de 11 anos do Rio de Janeiro, que mantém uma página numa rede social, teve a conta invadida e foi alvo...
Hollywood está mudando. Sobretudo em função da pressão exercida por grupos de mulheres como o #MeToo - revelando...
O Lollapalooza atraiu centenas de milhares de pessoas ao Autódromo de Interlagos. Para acompanhar um dos três dias de...
Alerta para os pais: um urso de pelúcia com aparência assustadora e dentes afiados pode estar causando mal à saúde...
A cabeleireira Géssica Gomes dos Santos, de 31 anos, afirmou em entrevista ao site G1 que foi estuprada durante um...
Durante 3 anos, o cineasta Marcos Prado, de filmes como Estamira, Paraísos Artificiais e Tropa de Elite, se...