Debate

‘Me vejo obrigada a dizer que estou muito feliz’, desabafa Tia Má sobre gravidez

Yuri Ferreira - 22/04/2020


A gravidez é um dos momentos mais sensíveis da vida de uma mulher. Com o crescimento das influenciadores mães no Instagram, a visão sobre o período pode ter sido distorcida: as barrigas de tanquinho e as fotos sorrindo pode esconder um pouco das dificuldades que o momento traz. A romantização do processo pode causar crises nas futuras mães que estão enfrentando essa realidade complexa.

A humorista e influenciadora Tia Má fez um lindo texto no Instagram colocando em pauta a romantização do período. Com mais de 500 mil seguidores no Instagram, Maíra Azevedo mostrou um pouco das dores, inseguranças e prazeres que a gravidez pode causar.

– Tia Má desabafa sobre jovem negro agredido por PM por causa do cabelo 

Maíra contou um pouco de suas inseguranças e dos momentos de felicidade que a gravidez causou

“Tenho muito medo da romantização das coisas e transformar situações reais, em cenas assustadoras. A gravidez é uma delas. Me perguntam muito como estou me sentindo, e muitas vezes me vejo obrigada a responder que estou MUITO FELIZ. Mas a verdade, é que estou com medo, tensa, preocupada, cansada, inchada, ansiosa e também feliz. Mas, se eu não respondo de imediato que a felicidade encontrou morada em mim, parece que estou cometendo alguma heresia”, escreveu no Instagram.

– Tatá Werneck fala de gravidez real e hiperêmese gravídica: ‘Não existe grávida mole. É difícil mesmo!’

Tia Má abriu o jogo falando sobre a pressão que as grávidas sofrem por uma felicidade e mostrou que a gestação não se trata só de bons momentos. Além da pressão psicológica de dar a vida a outra pessoa, questões hormonais e sociais influem na vida de

– Ao ter notícia de gravidez vazada, Isis Valverde desabafa e dá aula de feminismo

“Permitam que a gente viva a gravidez de todas as formas. E que tem dias que é mais difícil, e é natural também. O sono já não é o mesmo, a gente acorda para mijar tantas vezes, que até esquecemos o que é dormir uma noite inteira, os pés incham e o corpo vai tomando outra forma que já não é só nossa. Tem alegria, tem emoção, mas tem outros sentimentos também. Não exijam da gestante felicidade constante”, disse.

Confira a postagem original de Tia Má no Instagram:

View this post on Instagram

Tenho muito medo da romantização das coisas e transformar situações reais, em cenas assustadoras. A gravidez é uma delas. Me perguntam muito como estou me sentindo, e muitas vezes me vejo obrigada a responder que estou MUITO FELIZ. Mas a verdade, é que estou com medo, tensa, preocupada, cansada, inchada, ansiosa e também feliz. Mas, se eu não respondo de imediato que a felicidade encontrou morada em mim, parece que estou cometendo alguma heresia. A grande questão é que a gravidez chega também com uma confusão de sentimentos e de hormônios. E as pessoas idealizam que as mães adotem uma postura ilustrativa do sorriso no rosto. Mas as mudanças no corpo, vem acompanhadas também de mudanças de humor e de inseguranças. A gente tem medo, sente algumas dores, enjoos e questionamos muitas coisas. E esses sentimentos não devem ser transformados em antagônicos na felicidade de gerar uma criança, mas não romantizem como se tudo fosse uma grande delícia. É um momento sublime sim, mas que também gera na gente até mesmo o desconforto de não tá feliz o tempo todo. E estou dizendo isso, pq eu sei que não sou a única grávida a pensar assim. Além da cobrança social, estimula que toda mulher tem instinto maternal, o que não é verdade, temos também a cobrança que toda gestante está feliz o tempo todo, e quando nos cobram esse sorriso, essa felicidade ininterrupta, a gente adoece um pouquinho. Permitam que a gente viva a gravidez de todas as formas. E que tem dias que é mais difícil, e é natural também. O sono já não é o mesmo, a gente acorda para mijar tantas vezes, que até esquecemos o que é dormir uma noite inteira, os pés incham e o corpo vai tomando outra forma que já não é só nossa. Tem alegria, tem emoção, mas tem outros sentimentos também.Não exijam da gestante felicidade constante. #maternidadereal #gestante #gravida #amordemae #gravidezreal #??#segundagestacao #maternidade #mãe #maepreta #mulhernegra

A post shared by Maíra Azevedo (@tiamaoficial) on


Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.