Debate

Médica que receitou soro para combater coronavírus tem registro suspenso

por: Yuri Ferreira

Durante a crise do coronavírus, milhares de informações falsas têm se espalhado ao redor das redes sociais. Curas milagrosas, remédios improváveis, estudos científicos falsos. Tratam-se de conteúdos irresponsáveis e que podem causar grandes danos à saúde e, muitas vezes, podem ser mal intencionados.

Um desses casos é o da médica Isabella Abdalla, que usou o Instagram para postar uma série de conteúdos promovendo um suposto ‘soro da imunidade’, que teria efeito contra o novo coronavírus. O Ministério Público entrou em uma ação contra a médica, que pagou 18 mil reais em multa e o CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – suspendeu o seu registro profissional por 6 meses.

– ‘Infodemia’ e Covid-19: fluxo de informações e saúde mental em tempos de pandemia

A médica Isabella Abdalla teve seu registro profissional suspenso por 6 meses após ter associado um tratamento de soro para imunidade como o novo coronavírus

“Gente, essa turma minha de gestante está uma mais maravilhosa que a outra. Todo mundo tomando soro para imunidade, ‘né’? Ficar imune do corona”, afirmava Adballa nas postagens.

– Coronavírus: busca por cura pode te matar. O que o Google está fazendo contra isso

 “Galera, o pessoal está desesperado por conta do coronavírus. Meus pacientes estão vindo bastante fazer o soro para imunidade. Eu aconselho fazer porque é um soro que a absorção é 100% dos nutrientes, eu coloco doses altas de vitaminas para imunidade e antioxidantes”, disse a médica nos stories.

É fundamental ressaltar que, por enquanto, não há cura e nem prevenção contra a covid-19 comprovada cientificamente. A defesa da médica alega que o trabalho não tinha como meta uma prevenção contra a doença, mas uma melhora da imunidade.

– Coronavírus: no Dia da Mentira, nada melhor do que desmascarar fake news sobre a pandemia

Os advogados, em comunicado à imprensa, classificaram a medida como “ilegal e desproporcional, uma vez que a médica jamais prometeu qualquer tratamento para prevenir ou tratar o coronavírus, mas, sim, divulgou um tratamento para melhora da imunidade”.

 

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Redes Sociais


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.


X
Próxima notícia Hypeness:
Padre Fabio de Melo diz que morte da mãe, vítima da covid-19, é ‘maior dor do mundo’