Criatividade

Médicos colocam fotos em roupas de proteção para humanizar atendimento a coronavírus

Gabriela Glette - 13/04/2020

A pandemia do coronavírus trouxe uma série de incertezas e clima de pânico em hospitais do mundo inteiro. Enquanto mais de um terço da população mundial permanece em quarentena, profissionais de saúde despontam como os novos heróis da atualidade, já que enquanto salvam vidas precisam lidar com a saúde mental de seus pacientes e humanizar ao máximo o tratamento. Por isto, em São Diego – Estados Unidos, um médico teve uma ideia simples e engenhosa ao mandar imprimir fotografias para que a equipe pudesse colar em seus macacões.

fotos médicos sorrindo aventais 1

Se o ambiente dos hospitais hoje vem sendo comparado com um cenário de guerra, o fato de que todos os médicos e enfermeiros hoje precisem vestir macacões e máscaras de proteção especiais, certamente não acalma os doentes. Foi exatamente isto que inspirou o terapeuta Robertino a pedir para que a equipe lhe enviasse fotografias em que todos estivessem sorrindo.

fotos médicos sorrindo aventais 2

Desta maneira, os infectados podem conhecer o herói por trás da máscara e construir uma relação mais humanizada com eles. “Um sorriso tranquilizador faz uma grande diferença para um paciente assustado. A máscara não faz as pessoas parecerem amigáveis ou, em alguns casos, humanas. E isso não é bom se você estiver lidando com pessoas que precisam de mais positividade”, explicou em recente publicação no Instagram.

fotos médicos sorrindo aventais 3

Em poucos dias, profissionais de outras partes do mundo compartilharam que passaram a fazer o mesmo. Derek, que trabalha com Robertino no mesmo hospital, explicou que esta iniciativa é uma bela maneira de trazer alegria aos pacientes durante esse período estressante.

fotos médicos sorrindo aventais 4

Mais de 430 mil pessoas já foram curadas da Covid-19, graças aos esforços de milhares de médicos, enfermeiros e voluntários. Lutando na linha de frente, estas pessoas estão trabalhando mais do que nunca e sacrificando suas próprias vidas para salvar outras. No último domingo (12), uma das sete maravilhas do mundo moderno, a estátua do Cristo Redentor – no Rio de Janeiro, amanheceu de jaleco. Resultado de uma projeção que homenageava os profissionais de saúde, ela continha a palavra ‘obrigado’ em diversos idiomas.

fotos médicos sorrindo aventais 5

cristo redentor jaleco

Publicidade

Fotos de 1 a 5: reprodução

Foto 6: Alexandre Brum / Estadão


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Preparação para o Prime Day na Amazon: Prime Day Show e ofertas antecipadas