Arte

Memorial dá rosto e história para vítimas do coronavírus no Brasil

30 • 04 • 2020 às 17:30
Atualizada em 04 • 05 • 2020 às 19:04
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista político. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.


Nas capas de jornais, vemos o número de mortos por coronavírus crescendo a cada dia. Diante de uma situação tão complexa e inacreditável como a pandemia de covid-19, talvez nós acabemos esquecendo que por trás das mais de 5 mil vidas perdidas no país existem pessoas com histórias, famílias, amores e ideias Um projeto chamado ‘Inumeráveis’, idealizado por Edson Pavoni, um artista visual, busca dar poesia e história para as vítimas da doença.

Projeto dá memória às vítimas de covid-19 e transforma os números em vidas reais

Junto de uma equipe de jornalistas, o artista tem coletado histórias e trazido à tona a vida das pessoas que faleceram devido à doença. O projeto tem ganhado o apoio de diversos influenciadores digitais e realmente exibe de maneira sensível o impacto da pandemia no nosso país.

– 8 profissões que se mostram ainda mais indispensáveis em tempos de pandemia


O Memorial Inumeráveis foi lançado hoje, dia 30, e tem como foco trazer a história das vítimas do coronavírus para além dos números. A ideia é criar um espaço de memória para as pessoas que vieram a falecer da doença.

“A ideia do projeto é bem simples: transformar esses números da pandemia em histórias. Criando um memorial dedicado a história de cada uma das pessoas que faleceu ou que virá a falecer vítima do coronavírus no Brasil”, contou Edson Pavoni, idealizador do Projeto, ao Hypeness.

– ‘E daí?’ Capa diz tudo sobre fala do presidente em dia com recorde de mortos por coronavírus

O processo de concepção teve como ideia central sensibilizar as pessoas acerca das vidas perdidas durante esse dolorosa luta. “Ele foi concebido como uma obra, como um espaço, onde a memória dessas pessoas pudessem ficar gravadas. A gente foi se sentindo muito confrontado com essa coisa dos números. Você acorda e 150 pessoas morreram. no outro dia, 200 e tantas pessoas morreram. E esses números vão perdendo significado, vão perdendo sentido. A gente acaba ficando insensível pra eles”.

A equipe, que conta com 6 jornalistas, está procurando voluntários para contar essas histórias e você pode ajudar. É só entrar no site do Inumeráveis Memorial.

“A ideia é fazer que essas histórias apareçam para dar cor e alma para esses números.”

Confira as postagens do projeto no Instagram:



 

Publicidade

Fotos: Destaques: © Getty Images Foto 1: Reprodução/Instagram


Canais Especiais Hypeness