Debate

Nova Zelândia diz que ‘eliminou’ coronavírus e se prepara para reabertura

por: Kauê Vieira

A postura adotada pela Nova Zelândia de encarar o novo coronavírus como uma ameaça real deu certo e o país agora colhe os frutos de uma liderança sólida. A primeira-ministra, Jacinda Ardern, informou que conseguiu interromper a transmissão comunitária da covid-19. 

– Coronavírus: primeira-ministra da Nova Zelândia ‘dá aula’ de como governar em meio ao caos

PM Jacinda Ardern diz que novos casos podem surgir

“Eliminação quer dizer que atingimos o nível zero, mas que podemos ainda enfrentar o aumento gradual de casos. Não significaria que falhamos, mas que estamos em uma posição de tomada de decisões agressivas e que mantenham estes números baixos novamente”, alertou a primeira-ministra em pronunciamento. 

De acordo com a primeira-ministra, “atualmente” o vírus está eliminado. Essa condição transitória vai ao encontro da postura defendida por autoridades do país da Oceania, que não descartam uma nova onda de infecções por covid-19. Portanto, o contato social ainda será monitorado e a maioria das pessoas deve permanecer em casa o máximo possível. 

– ‘Para o mundo que a gente vivia não vamos poder voltar’, diz Atila Iamarino sobre vida pós-coronavírus

O país entra agora em fase de abertura gradual

A conduta da Nova Zelândia a partir de agora pode dar ao resto do mundo um gostinho sobre a tão falada nova realidade. Lá, o governo autorizou somente o retorno de atividades não essenciais de negócios, além de aulas e consultas de saúde.

“Nosso objetivo é a eliminação. E, novamente, isso não significa erradicação, mas que tenhamos condição de baixar a curva e conter qualquer novo surto que possa ressurgir”, pontuou.

A nova Zelândia atravessou cinco semanas de isolamento social total e agora entra no chamado ‘nível três’, que como foi dito, autoriza a reabertura gradual de alguns postos de trabalho e estabelece uma distância de dois metros entre pessoas que deixam seus lares. 

Governo estabelece distância de 10 metros entre pessoas

As pessoas vão poder buscar comida e participar de atividades de baixo risco, como frequentar a praia. Reuniões de mais de 10 cidadãos serão permitidas apenas em casamentos e funerais. A abertura de museus, academias será definida apenas no dia 11 de maio.

A Johns Hopkins University diz que a Nova Zelândia tem um total de 1.469 casos confirmados do novo coronavírus e 19 mortes.  

Profissionalismo 

Não é de hoje que o trabalho de Jacinda Ardern chama atenção.  Enquanto alguns líderes de países importantes subestimaram os efeitos agressivos do vírus, a primeira-ministra anunciou o corte de 20% em seu salário para ajudar o país no processo de recuperação.

Hoje posso confirmar que eu, ministros do governo e o alto escalão dos executivos do serviço público irão ter 20% de seus salários cortados pelos próximos seis meses, como sabemos que nossos concidadãos estão também tendo seus salários cortados ou perdendo empregos como resultado da pandemia global”, disse Ardern. 

Primeira-ministra cortou 20% do salário durante pandemia

Outro período grave da história neozelandesa foi tratado com profissionalismo e liderança por Jacinda. Logo após o ataque de um supremacista branco contra uma mesquita na cidade de Christchurch, as pessoas, inspiradas pela conduta da líder política, começaram a entregar suas armas voluntariamente

Publicidade

Fotos: Getty Images


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Repórteres assustados com Bolsonaro sem máscara são afastados; presidente pode ter passado coronavírus para 76