Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A pandemia de coronavírus tomou muita gente de surpresa. Cenas que não se viam há mais de cem anos – desde a epidemia de Gripe Espanhola – passaram a fazer parte de uma realidade global. A covid-19 transformou a nossa realidade completamente e um clima de medo tomou todos os países do mundo. Até o dia 23 de abril foram 188 mil vítimas do novo coronavírus e o número de casos só aumenta ao redor do mundo.
Mas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já previa a possibilidade de um epidemia como a do coronavírus desde 2018. Em uma série de diretrizes para a comunidade internacional em referência ao combate à doenças de alto contágio, a OMS disse que deveria haver alta prioridade nos estudos e na preparação para possíveis eclosões de ebola, zika virus, febre de Lassa, febre de Rift Valley, febre hemorrágica da Crimeia-Congo, a SARS, MERS e a misteriosa ‘Doença X’.
– Itália: brasileira defende isolamento social para evitar mortes: ‘É um leito a mais no hospital’
No comando da OMS desde 2017, Tedros Adhanom tem sido um dos principais nomes na mídia durante a pandemia de coronavírus. Em 2018, já havia previsto epidemia da dimensão da Covid-19
“A história nos diz que é provável que o próximo problema será algo nunca antes visto. Parece estranho adicionar um X à questão, mas a intenção é ter certeza de que nós nos preparemos e tenhamos flexibilidade de vacinas e diagnóstico. Queremos plataformas de ação rápida que funcionem para diversos tipos de doenças, sistemas que nos permitam contra-atacar da maneira mais rápida possível”, afirmava a diretriz da OMS publicada em 2018.
– Coronavirus, isolamento social e a sobrecarga de mulheres mães
A ‘Doença X’ era uma doença originada de um animal silvestre, com alta capacidade de espalhamento e baixa taxa de mortalidade, que rapidamente contaminaria o mundo todo. Os especialistas em epidemiologia apontam que de fato se trata da covid-19. A recomendação era para que a comunidade científica estudasse vacinas e testes mais abrangentes, com eficiência para vários tipos de vírus.
“A doença X era um conceito que representava algo inesperado e desconhecido. Agora que vimos como os casos de covid-19 têm aumentado constantemente e depois de identificá-la e pesquisá-la para ver do que se tratava, acho que é a doença X”, afirmou à BBC a epidemiologista Josie Golding da fundação Wellcome Trust, do Reino Unido.
– Animais não param de reocupar cidades pelo mundo durante quarentena
Trump foi um dos líderes que minimizou a pandemia
A realidade, como se sabe, é que líderes mundiais deram de ombros para os alertas da Organização Mundial da Saúde. Nos Estados Unidos, Donald Trump insistiu em minimizar os efeitos da pandemia que infectou perto de 1 milhão de norte-americanos e tirou a vida de quase 50 mil pessoas até o momento. No Brasil, Jair Bolsonaro classificou a covid-19 como uma ‘gripezinha’ e até hoje se mostra contrário ao isolamento social. O país enfrenta o colapso do sistema de saúde, a falta de testes e ao menos 3 mil óbitos.
Por falar em quarentrena, além do Brasil, há países da Europa e o próprio Estados Unidos de olho em uma saída gradual do lockdown. Na Alemanha, o governo propôs uma reabertura de atividades comerciais. A Nova Zelândia, um dos países que começou o isolamento mais cedo, já está voltando à normalidade, com um controle bastante eficaz do vírus. No Brasil, apesar do crescimento exponencial do vírus – com o número de casos dobrando a cada 5 dias, algumas lideranças políticas já desejam reabrir totalmente o comércio.
Publicidade
Desenvolvido em meados do século XIX, a Aspirina é um dos mais revolucionários e consumidos medicamentos da...
Já se fala há algum tempo sobre os riscos de usar pílulas anticoncepcionais. Elas podem causar trombose cerebral e...
Além de estarem desaparecendo da face da Terra, as abelhas também estão enfrentando um novo problema: o vício em...
Mais de 500 tipos de aves vivem no município de São Paulo. O número representa cerca de um quarto de todas as...
Na noite da última segunda-feira (3), 13 câmeras em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais...
Quem nunca entrou numa discussão tentando definir se a cor de um objeto era verde ou azul que jogue a primeira pedra....
O peruano Alejandro Ramos não chega a ter 1,60 metro de altura, mas possui braços com medidas altamente...
O filme 'Mil Séculos Antes de Cristo' é conhecido por seus erros históricos graves. A trama de 1967 cria um universo...
Os olhos do mundo acompanharam mais um feito de Jeff Bezos. Fundador da Amazon e homem mais rico do mundo, ele entrou...