Ciência

Pessoas que bebem quantidade recomendada de água por dia são mais felizes, aponta estudo

30 • 04 • 2020 às 15:01 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A água potável é o segredo para se sentir feliz? Provavelmente não, mas esta pesquisa diz que a quantidade de água que bebemos pode ser um indicativo de felicidade. No estudo, 2 mil americanos foram questionados sobre a quantidade de água que consumiam em média. As estatísticas são da empresa de pesquisa OnePoll UK, US & International research.

Os resultados apontam que os adultos tinham três vezes mais chances de se sentirem “muito felizes” se relatassem beber bastante água. Além disso, 67% dos entrevistados que beberam água “mais que suficiente” avaliaram a si mesmos como “muito felizes”, enquanto apenas 21% daqueles que disseram que “não bebiam água suficiente” disseram que estão “muito felizes”.

Os resultados também revelaram que o americano médio bebe quase cinco copos de água por dia, com o entrevistado médio acreditando que a “quantidade recomendada” de água por dia é de pouco mais de 1 litro, sendo que a maioria dos especialistas acredita que devemos beber pelo menos 2 litros.

Mais uma vez, aqueles que bebiam mais copos de água por dia eram mais propensos a se avaliar como “muito felizes”. Os que disseram beber “10 ou mais copos por dia” foram estatisticamente os mais propensos a serem “muito felizes”, com 80% dizendo isso e 18% optando por “um pouco feliz”.

Mas, curiosamente, os resultados mostraram um aumento constante de entrevistados “muito felizes” à medida que o número de copos de água consumidos aumentava. Por exemplo, daqueles que bebiam dois copos por dia, apenas 34% conseguiam se chamar de “muito felizes” e, daqueles que bebiam quatro copos, 45% eram “muito felizes”.

E o grupo mais provável de se classificar como “não muito feliz”? Aqueles que bebiam zero copos de água por dia, com 24% respondendo dessa maneira.

Além da felicidade, outro medidor foi a energia dos entrevistados. Mais uma vez, aqueles que bebiam mais de 10 copos por dia também eram mais propensos a se classificarem como “muito energéticos” (82%), e também mais propensos a se classificarem como “muito bem-sucedidos” (67%).

“Com as demandas da vida cotidiana, viver um estilo de vida saudável às vezes pode ser um desafio”, disse o CEO Anat Levi, da O.Vine. “Manter-se hidratado é uma grande parte disso.”

Estar devidamente hidratada pode ser um desafio para algumas pessoas. Segundo as estatísticas, três em cada quatro americanos dizem estar ocupados demais para beber a quantidade adequada de água. Mas mesmo nesse clima “sem tempo irmão”, eles reconhecem os benefícios da hidratação. 73% dos participantes disseram ficar visivelmente mais felizes quando sentem que beberam água “suficiente” e mais da metade (54%) se sente menos produtiva no trabalho se não estiver adequadamente hidratada.

As principais razões pelas quais os americanos não bebem água suficiente são a falta de sede (44%), a preferência por outras bebidas (42%), a falta de tempo (34%) e esquecimento (33%).

Já um estudo realizado entre 2008 e 2014 pela Danone Research em 13 países, incluindo o Brasil, mostrou que o hábito de tomar água está longe da média saudável. Dos 1.924 adultos e 779 crianças brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre, apenas 58,2% atingiam a recomendações de dois litros diários.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness