Decoração

Pinturas domésticas mostram como (poucas) pessoas viviam no século 19

por: Gabriela Glette

Do século 19 nós conhecemos o conjunto de obras de inúmeros artistas, porém, ao estudar história da arte nós esquecemos de um detalhe fundamental. Em uma época na qual ainda não existia a fotografia, os registros domésticos também eram feitos por pintores e não deixam de ser obras de arte também. No entanto, eram poucos os que podiam pagar por isto, algo em torno de 1% da população. O site Hyperallergic fez uma seleção incrível de pinturas domésticas, que nos mostram como os mais ricos viviam no século 19.

pinturas domésticas 1

A tradição de registrar o cotidiano das pessoas surgiu na Europa no início do século 19 e foi esta a temática que inspirou a Galeria Elizabeth Myers Mitchell, Maryland a organizar a exposição Thaw CollectionSegundo a organizadora –  Gail Davidson: “As pinturas eram geralmente feitas depois que uma sala era redecorada ou como lembranças da realeza ou de suas famílias.”

pinturas domésticas 2

Longe de serem acidentais, geralmente as famílias preparavam o aposento por horas antes de fazer o registro, que costumava ser oferecido como presente de despedida para os filhos, apresentados quando se casavam e se mudavam para que tivessem lembranças físicas de sua casa de infância. As famílias também costumavam colocar álbuns em mesas em salões ou salões para impressionar seus convidados.

pinturas domésticas 3

Muitos dos artistas contratados – maioria homens, começaram suas carreiras pintando mapas topográficos para uso militar ou artigos de porcelana, mas começaram a se especializar em pinturas de interiores à medida que a demanda pelo assunto crescia. Este tipo de arte atingiu o ponto máximo por volta de 1870, quando as pessoas a enxergavam como nós enxergamos hoje a fotografia.

Publicidade

Fotos: Hyperallergic


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este cara transformou uma ambulância abandonada em sua casa dos sonhos