Ciência

Pinturas que remetem a deusa egípcia são encontradas sob múmia em caixão de 3 mil anos

por: Vitor Paiva

Quase 3 mil anos atrás, na cidade egípcia de Tebas, Ta-Kr-Hb era uma mulher poderosa e influente. Quando faleceu, seu corpo foi tornado em múmia, e seu caixão foi adornado com desenhos da deusa Imentet, conhecida como “Deusa do Oeste”. Tais pinturas, porém, permaneceram em segredo literalmente por milênios: ao remover depois de mais de 100 anos a múmia de Ta-Kr-Hb pela primeira vez, foi que arqueólogos descobriram as pinturas, sobre as quais a múmia permanecia deitada.

O interior do caixão © Perth Museum and Art Gallery

A pintura segue bem preservada na base interior do caixão, de acordo com a equipe de conservação do Perth Museum & Art Gallery, na Escócia. A deusa é mostrada de perfil em seu vestido vermelho, de pé em uma plataforma com os braços estendidos.

O verso do caixão © Perth Museum and Art Gallery

A mitologia conta que Imentet vivia em uma árvore na entrada para o submundo, e por isso era vista como uma deusa que representava os mortos.

© Perth Museum and Art Gallery

A retirada da múmia que revelou a pintura se deu para restauração e análise do interior do caixão, à procura de amostras de insetos, plantas e do solo de aproximadamente 2.700 anos atrás, quando se estima que o corpo foi mumificado. Cientistas creem que o caixão de Ta-Kr-Hb foi preparado na cidade egípcia de Akhmim, e o estudo da resina utilizada para cobrir as bandagens pode revelar ainda mais sobre o processo, o local e até mesmo a época em que o corpo foi mumificado.

© Perth Museum and Art Gallery

Publicidade

© fotos: Perth Museum and Art Gallery


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Câmera mostra explosão de meteoro no céu do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas; veja vídeo