Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
É natural que a situação de isolamento social provoque tensões e ansiedades, que ajudariam a explicar o aumento no consumo de bebidas alcoólicas durante a quarentena no Brasil, documentado pela Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead). As reais consequências desse aumento vai muito além (e de forma muito mais grave) do que um mero relaxamento – incidindo sobre os níveis de alcoolismo da população e até mesmo sobre os casos de violência doméstica.
A preocupação com o aumento no risco de alcoolismo é direta e evidente, mas o efeito sobre os casos de agressões dentro de casa são também facilmente explicados. Segundo Renata Brasil Araújo, da Abead, na mesma medida que o álcool pode provocar euforia, ele pode reduzir a ativação do lobo pré-frontal, que funciona também como uma espécie de “freio” em nossas emoções e impulsos. A diminuição nas atividades desse “freio” pode estar ligada ao aumento da agressividade – e da violência.
A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) manifestou preocupação com o tema do consumo excessivo de álcool durante o confinamento. Para ajudar nesse momento de quarentena, a Abead montou uma frente de trabalho voluntário, através do Facebook ou do WhatsApp, pelo número (51) 98053-6208, através dos quais as pessoas podem conseguir consultas com terapeutas, psicólogos ou psiquiatras. O atendimento acontece todos os dias, das 8h às 22h.
Publicidade
A vida está sempre em vias de nos surpreender, mesmo em nossos hábitos e comportamentos mais recorrentes e...
O que os pais podem fazer para ter crianças de sucesso? A pergunta, que pode soar um tanto quanto estranha do ponto de...
A brasileira Leticia Vilhena Ferreira foi presa no último dia 16 de fevereiro, no estado de Illinois, nos EUA, acusada...
O Santos Futebol Clube está disposto a pagar R$ 500 mil mensais para repatriar o atacante Robinho e torná-lo...
A libertação das mulheres de Hollywood, que tem acontecido desde meados de 2017 e teve sua própria noite de gala...
No lugar das tatuagens e piercings, a nova tendência entre os influenciadores nas redes sociais é a joia permanente:...
Ela foi musa nos anos noventa por causa do seu biotipo: seios fartos e cintura fininha. Não, não estamos falando da...
O Carnaval é quando os brasileiros estão celebrando o período de maior folia no país e mesmo aquelas pessoas com um...
Uma professora da Escola Municipal de Educação Infantil Estrada Turística do Jaraguá, na zona oeste de São Paulo,...