Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um dos fenômenos climáticos mais bizarros já registrados aconteceu: a camada de ozônio na estratosfera sobre o Ártico abriu o maior buraco de sua história. E do nada, em abril, ela se fechou. Mas o que causou esse fechamento abrupto? Seria a redução das emissões de gases poluentes causada pelo coronavírus? Ou será que a humanidade não influenciou a mudança?
– Coronavírus: imagens de satélite mostram queda na poluição com indústrias paradas China
Na imagem, vemos o buraco na camada de ozônio em janeiro desse ano (em azul) e na última semana de abril, completamente fechada
Seria muito bonito saber que a camada de ozônio conseguiu se recuperar graças a uma breve pausa na emissão de gases estufa no nosso planeta. Entretanto, segundo os cientistas do Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus, se trata de um fenômeno da natureza, com pouca ou nenhuma influência da humanidade – tanto no surgimento quanto no fechamento do buraco.
– Coronavírus: imagens mostram mudanças impressionantes no céu da Itália
Confira imagens do observatório atmosféricos que mostram a camada de ozônio se fechando no Polo Norte entre março e abril.
The unprecedented 2020 northern hemisphere #OzoneHole has come to an end. The #PolarVortex split, allowing #ozone-rich air into the Arctic, closely matching last week’s forecast from the #CopernicusAtmosphere Monitoring Service.
More on the NH Ozone hole➡️https://t.co/Nf6AfjaYRi pic.twitter.com/qVPu70ycn4
— Copernicus ECMWF (@CopernicusECMWF) April 23, 2020
Na verdade, o buraco foi causado por um fenômeno chamado de vértice polar. Um vértice polar é um ciclone com massas de ar que circunda ambos os polos, no hemisfério sul e norte A velocidade dos ventos cria um esvaziamento químico de ozônio na estratosfera. Quando os ventos cessam, como aconteceu na última semana, a camada de ozônio se recupera naturalmente.
Além disso, os gases emitidos que destroem a ozonosfera não se acumulam no Polo Norte. Em geral, o acúmulo se dá no hemisfério sul do Planeta, como é observado na Antártica. Segundo a NASA, as notícias para a camada de ozônio são boas: o buraco está em seu menor nível desde 1985 e a tendência é que ele se recupere completamente até 2060.
Publicidade
Não importam quantas teorias conspiratórias, fake news mirabolantes ou meras mentiras deslavadas sejam contadas ao...
Falamos muito sobre a evolução do homem, mas raramente paramos para pensar sobre como o que que comemos hoje mudou....
Se ser mulher é ter de pedir licença para estudar, se aperfeiçoar e adentrar no predominantemente masculino mercado...
Como o planeta vivo que é, a Terra se transforma sem parar. A dimensão de seu tempo, no entanto, é infinitamente...
Uma caixa de chocolates ainda embalados em palha e papel alumínio foi encontrada após 121 anos na Biblioteca Nacional...
Decifrar os mistérios de um dos maiores, mais imponentes e antigos seres vivos do planeta Terra é a tarefa a que um...
Graças ao DNA humano um grupo de cientistas conseguiu se aproximar da resposta para uma charada que já intrigava...
Enquanto os oportunistas e malucos de plantão seguem debatendo se os fatos são mesmo fatos, a realidade segue...
O Earth 300 é um luxuoso e gigantesco iate equipado com tudo que pode haver de mais moderno e tecnológico. No lugar...