Ciência

Silicone salva vida de mulher que levou tiro no peito; entenda

Yuri Ferreira - 22/04/2020

A vida é um sopro, e a gente sabe como ela pode ir rápido. Certas vezes, algo pode salvar nossa existência e sequer tomamos conhecimento. Você imaginou tomar um tiro e não sentir a dor? Isso aconteceu com uma mulher no Canadá: ela sentiu um calor estranho uma leve dor no peito direito. Quando olhou para sua camiseta, estava cheia de sangue. Foi ao pronto socorro e descobriu que sua prótese de silicone desviou um tiro que acertaria o seu coração.

– Jornada de artista para retirar próteses de silicone nos faz pensar sobre a indústria da beleza

A prótese de silicone desviou o caminho da bala e salvou a vida da canadense

Segundo o artigo científico publicado no Plastic Surgery Case Studies, esse se trata de um dos primeiros casos na história e registrados pela ciência de uma prótese de silicone desviando o caminho de uma bala. Segundo as tomografias, a bala na verdade perfurou o seio esquerdo e se alojou no peito direito da paciente.

– ‘Ninguém me banca’: Jojo Todynho rebate críticas após redução de seios

A bala “virou” o implante direito de cabeça para baixo e, segundo os especialistas, esse caso se torna o primeiro da história em que uma prótese de silicone foi responsável pelo desvio de uma bala. Estudos anteriores mostravam que ela reduzia a velocidade, mas não mudava o caminho do projétil.

“A prótese de silicone provavelmente foi responsável por desviar a trajetória da bala e salvar a vida da mulher. Com base na trajetória de entrada da bala, a única fonte de deflexão do projétil foi o implante da mama esquerda. Esse implante cobre o coração e a cavidade intratorácica e, portanto, provavelmente salvou a vida da paciente.”, escreveram os pesquisadores no artigo.

– Como ela salvou a vida do marido infectado pela ‘pior bactéria do mundo’

“A história infeliz tem um final feliz, pois a paciente sofreu apenas ferimentos leves e se recuperou completamente”, afirmou Giancarlo McEvenue, médico que cuidou da paciente.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução/Plastic Surgery Case Studies


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.