Inspiração

Stephen Hawking e coronavírus: família doa respirador usado pelo cientista para tratar doentes

por: Redação Hypeness

Em meio à pandemia de coronavírus, Lucy Hawking encontrou uma maneira de retribuir o atendimento prestado ao seu pai, o astrofísico britânico Stephen Hawking, em seus últimos dias de vida. Em nome da família, ela fez a doação do aparelho respirador de Hawking para o Royal Papworth Hospital de Cambridge, que, segundo comunicado escrito por Lucy, cuidou de seu pai de maneira “brilhante, dedicada e compassiva” até sua morte, aos 76 anos, em 14 de março de 2018.

– Última teoria de Stephen Hawking diz que universo não é infinito

Ao lembrar do pai, ela disse ainda que, se estivesse vivo, “ele estaria na linha de frente da pandemia, e entramos em contato com alguns de nossos velhos amigos para perguntar se poderíamos ajudar”

– Cinzas de Stephen Hawking ficarão junto às de Darwin e Newton

Após a morte do físico, afetado desde a juventude pela esclerose lateral amiotrófica (ELA), a família devolveu ao hospital todo o equipamento respiratório que o Serviço Nacional de Saúde britânico, o NHS, havia proporcionado. Mas Hawking também havia comprado alguns aparelhos, explicou a filha:

“Agora estamos entregando ao NHS com a esperança de que ajudem na luta contra a Covid-19”, afirmou, ao mesmo tempo que elogiou o papel “incrivelmente importante” que o Royal Papworth Hospital teve em “momentos realmente difíceis” para seu pai e a família.

– Quarentena provocada pelo coronavírus mudou movimento da Terra

A doação acontece no momento em que o Reino Unido, que se viu gravemente afetado pela pandemia de coronavírus, com mais de 17 mil mortes registradas apenas em hospitais, sofre com a falta de equipamentos médicos necessários para enfrentar a crise de saúde.

De acordo com o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, o país tinha entre 9 mil e 10 mil respiradores no NHS no início de abril e outros 2 mil em clínicas privadas. Hancock anunciou a chegada de 1.500 máquinas adicionais nas próximas semanas.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este chef é um verdadeiro herói no lar de idosos onde trabalha; veja por que