Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A divisão da Nasa responsável por monitorar objetos espaciais que se aproximam da Terra, já avisou: foi identificado um asteroide de quatro quilômetros de diâmetro – cinco vezes maior que o maior edifício do mundo, o Burj Khalifa, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes.
Como o nome da pesquisa já sugere, o corpo espacial está a caminho do nosso planeta e viaja a 31 mil quilômetros por hora, com previsão de chegada para o dia 29 de abril. Mas a agência espacial já declarou, por meio do perfil oficial no Twitter, que não há motivo para preocupação.
– Dia da Terra: Greta Thunberg associa luta contra coronavírus ao aquecimento global
“O asteroide 1998 OR2 vai passar a 3,9 milhões de milhas/6,2 milhões de quilômetros da Terra. Uma matéria do Daily Express sugere que existe um ‘alerta’ sobre esse asteroide, mas a informação é falsa”, comentou a Nasa.
Asteroid 1998 OR2 will safely pass by Earth at a distance of 3.9 million miles/6.2 million km on April 29. Astronomers studying the #asteroid with radar are also keeping a safe distance—from each other! Just another day for #planetarydefense https://t.co/32BSc0TkPM
— NASA Asteroid Watch (@AsteroidWatch) April 20, 2020
E parece que a ameaça é mesmo tão pequena que os cientistas da Nasa estão se divertindo com as imagens do asteroide, que se mostraram semelhantes ao formato de uma máscara de proteção para o rosto, muito usada agora, em tempos de pandemia de coronavírus.
– Quarentena provocada pelo coronavírus mudou movimento da Terra
Enquanto isso, asteroide menor e mais distante parece oferecer mais perigo para a humanidade. Com aproximadamente 500 metros de diâmetro, também é batizado de Bennu, este objeto espacial viaja em rota de colisão com a Terra – mas as chances de que a colisão aconteça são de 1 em 2,7 mil. E, se acontecer, o choque será entre os anos 2175 e 2196.
– O depoimento de um ex-terraplanista arrependido: ‘Erro grotesco’
Apesar da má fama, Bennu também vai fornecer informações aos cientistas. Em 2018, uma sonda espacial da NASA chamada OSIRIS-REx entrou na órbita do asteroide após viajar pelo espaço por dois anos. A expectativa é que a sonda colete materiais, mapeie a superfície e calcule a massa do corpo espacial até 2023.
Publicidade
Algum dia nós fomos apenas uma célula, mas graças ao perfeito funcionamento da natureza, nos transformamos em seres...
Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu...
Mais do que somente uma prevenção razoável, a abstinência total de álcool durante a gravidez ou mesmo para...
Espermatozoides de cerca de 100 milhões de anos foram encontrados em perfeito estado em Mianmar, na Ásia. Os...
Quem cresceu nos anos 1990 aprendeu a gostar um pouquinho mais de ciência através do programa Mundo de Beakman, com o...
Para evitar a contaminação pela Covid-19, é fundamental estar com a vacinação em dia e reforçada, usar máscaras,...
O fenômeno astronômico chuva de meteoros, popularmente conhecido como estrela cadente, poderá ser visto nesta...
Um caixão de madeira da idade do bronze foi descoberto por acaso durante uma obra realizada em um campo de golfe na...
Desenvolvido em meados do século XIX, a Aspirina é um dos mais revolucionários e consumidos medicamentos da...