Fotografia

A libertação de Paris após dominação nazista em fotografias raras

Redação Hypeness - 04/05/2020 | Atualizada em - 30/04/2020

Em agosto de 1944, um levante tomou as ruas de Paris, administrada pela Alemanha nazista desde 1940. Em uma revolta liderada pela resistência francesa ao lado dos maquis espanhóis e dos Estados Unidos, os rebeldes conquistaram a liberdade após dias de luta.

Imagens raras mostram detalhes desta data que ficou marcada na história. Estima-se que as batalhas tenham deixado mais de 4 mil mortos, a maioria composta por pessoas que lutavam do lado nazista.

Em preto e branco, as fotografias registram uma cidade dizimada pela Guerra, soldados reunidos, barricadas urbanas e uma sociedade efervescente, repleta de incertezas sobre o que poderia ocorrer nos próximos dias.

Publicadas pelo usuário humus, no Live Journal, as imagens teriam sido supostamente clicadas pelo jornalista Gaston Paris, famoso por retratar a vida cotidiana e os espetáculos que ocorriam na Cidade Luz.

O episódio ficou conhecido como a Liberação de Paris, visto que a cidade teria finalmente se libertado das forças nazistas. A batalha coincidiu com o fim da Operação Overlord, iniciada em junho do mesmo ano com o objetivo de recuperar as áreas da Europa Ocidental tomadas pela Alemanha nazista.

Estes raros cliques da época são como uma brecha no tempo, que nos permite espiar a vida nestes dias que mudaram o rumo da história.

Fotos da Liberação de Paris

Publicidade

Fotografias: Gaston Paris


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.