Para amenizar a ansiedade e oferecer uma generosa pitada de doçura e sabor ao isolamento, duas coisas não podem faltar na quarentena de muita gente, além da máscara e da água e sabão nas mãos: sorvete e vinho. Inventar moda na cozinha e arriscar novas receitas é também um bom conselho para trazer graça ao isolamento, então que tal juntar esses dois inesperados ingredientes em uma só sobremesa?

Trata-se do sorvete de vinho tinto caseiro, uma novidade tão inesperada quanto saborosa, fácil de fazer e capaz de trazer sabor especial, refinamento e diversão – no preparo e na degustação. É uma sobremesa que leva poucos ingredientes, não precisa de máquina especial para ser preparada, e traz, de colherada em colherada, cor e sabor para as noites de quarentena. O sorvete de vinho tinto caseiro é a pedida perfeita para um preparo simples, conforme mostra abaixo sua receita.

Ingredientes:
– Vinho tinto (700 ml)
– Leite integral (250 ml)
– Creme de leite (400 ml)
– Gemas de ovo (4)
– Açúcar (150 gramas)
– Canela em pau
Preparo:
Leve ao fogo o vinho e a canela em pau até reduzir, permanecendo como espessante;
Misture o creme de leite e o leite integral e aqueça em fogo baixo até atingir a textura de um creme;
Batas as gemas e o açúcar até alcançar textura parecida com manteiga, e então acrescente tal mistura ao leite e siga aquecendo em fogo baixo para não ferver;
Deixe esfriar um pouco e adicione o vinho reduzido, utilizando um filtro ou coador para separar a canela. Misture e leve à geladeira;
Depois de um tempo, retire da geladeira e misture de novo, cubra e devolva à geladeira. Aguarde duas horas para ficar pronto.
