Agenda Hypeness

Agenda Hype em casa: Pitty, Céu, Preta Gil e muita cultura e lives a filmes

por: Gabriela Rassy

A agenda em casa dessa semana de quarentena está muito especial. Da vontade louca de sair de casa para ver as nossas mães, chegamos em mais de 50 dias de isolamento pedindo que todos fiquem em casa. Lembrando que a Avenida Paulista não é sua casa. A orla de Copacabana também não. Para te deixar em paz no conforto do lar, uma seleção de lives, filmes, clipes, podcasts, canais e boas comidinhas.

Destaque para a programação do Museu da Língua Portuguesa, celebrando o dia internacional do nosso idioma. Vale chegar na programação do Palco Presente que até domingo tem papos importantes sobre diversidade, resistência e linguagens artísticas. Tem ainda documentário sobre a turnê da Pitty, um papo delicioso com Céu e live do Festival Sarará bem linda.

Vem na minha!

  • Lives

Dia Internacional da Língua Portuguesa | 5 de maio
Uma data para celebrar o idioma que une povos em todos os continentes do mundo. Por isso, a programação online do Museu da Língua Portuguesa está especial: Contação de histórias, conversa entre escritores, performance de dança dentro do Museu!, discotecagem com músicas de Angola com Kalaf Epalanga e slam de vários poetas, com apresentação de Estrela D’Alva!

View this post on Instagram

A GENTE TAMBÉM FAZ LIVE, TÁ? É porque o motivo é bom: a comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa, no dia 5 de maio. A partir do domingo (3) tem programação nas nossas redes sociais com contação de histórias, conversa com escritores, discotecagem e shows com artistas de vários países de língua portuguesa. Confira a programação completa em nosso site (link na bio ou digite no navegador ▶️ www.museudalinguaportuguesa.org.br). O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (@culturasp e @governosp) concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a @edpbrasil, como patrocinadores o Grupo Globo, Grupo @itau e @sabespcia e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. #culturaemcasa @culturasp @onca_verunschk @anadigital @giselacasimiro @eduardo15fukushima @kalafepalanga @galanterafael @estreladalva @kimani_poeta @lucasafonsooficial @lewsbarbosapoetamc @poetawellingtonsabino @tomgritopoeta @bi_xarte @allanjones @edyoung_lennon @dercalyricardo @lennabahule @fadobicha

A post shared by Museu da Língua Portuguesa (@museudalinguaportuguesa) on

Sarará na Escuta: Papo Reto | 5 de maio, às 20h
O Festival Sarará estende a sua proposta de encontros para além dos palcos. A ideia é que nomes importantes da música brasileira conversem sobre temas contemporâneos e necessários. Logo na estreia, o projeto recebe o rapper Djonga, as cantoras Preta Gil e Linn da Quebrada para uma roda que tem o seguinte tema como fio condutor: “A música como ferramenta de discussão de gênero e responsabilidade social”. A mediação do papo fica aos cuidados da apresentadora Didi Wagner.

Palco Presente | 4 a 9 de maio
A ação da Coordenadoria dos teatros Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, João Caetano, Arthur Azevedo, Paulo Eiró e Flávio Império para tempos de isolamento social ganhou espaço nas lives. O nome “Presente”, além de abranger posicionamento político, remete ao presencial, ao vivo, e é um presente dos teatros públicos à população que aderiu ao “fique em casa”. Destaque para o teatro Alfredo Mesquita, que põe luz sobre as questões da diversidade humana, mas focando mais no perfil acadêmico. As questões de resistência, com questionamentos e ações mais politizadas, entram na programação do teatro João Caetano, enquanto que o teatro Arthur Azevedo aposta na pluralidade das linguagens, com cinema, música, teatro e outras manifestações.

View this post on Instagram

Palco Presente é a ação da Coordenadoria dos teatros Alfredo Mesquita, Cacilda Becker, João Caetano, Arthur Azevedo, Paulo Eiró e Flávio Império para tempos de isolamento social e seu nome remete às diversas linguagens artísticas que acontecem no palco, sejam elas no teatro, na rua e, agora, dentro de casa através das lives. Presente, além de abranger posicionamento político, remete ao presencial, ao vivo, e é um presente dos teatros públicos à população que aderiu ao "fique em casa". ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ A programação do Palco Presente começa em maio e tem perspectiva continuada, mantendo o potencial artístico dos teatros e mantendo viva a alma dos equipamentos, com atividades adaptadas para as mídias sociais. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O teatro Alfredo Mesquita põe luz sobre as questões da diversidade, mas focando mais no perfil acadêmico. Diversidade menos no sentido de gênero, de sexualidade, e sim a diversidade humana explorada pelo teatro. Na versão online, o teatro Cacilda Becker aposta em conteúdos voltados, além do público, para a própria classe artística. Serão apresentações e entrevistas que apostam em linguagens e personagens cult. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ As questões de resistência, com questionamentos e ações mais politizadas, entram na programação do teatro João Caetano, enquanto que o teatro Arthur Azevedo aposta na pluralidade das linguagens, com cinema, música, teatro e outras manifestações. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O teatro Paulo Eiró, que se manteve fechado nos últimos meses, busca o próprio resgate histórico, mas sem deixar de olhar para suas perspectivas futuras com fortes realizadores. Já o teatro Flávio Império lança suas fichas em uma programação online voltada ao teatro popular, em especial ao teatro de rua. Participe, fique em casa! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ @teatroarthurazevedosp @teatroalfredomesquita @teatrocacildabecker @teatroflavioimperio @teatrojoaocaetano @teatropauloeirosp ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #palcopresente #smculturasp #culturapresente

A post shared by Secretaria de Cultura de SP (@smculturasp) on

André Albujanra | 7 de maio

  • Músicas

FUTURO DUB – @Baiana System + Buguinha Dub
Saiu tem uns dias, mas não aguento de amor. A união entre o Baiana System e Buguinha Dub resultou num álbum inteiro com releituras das faixas de “O Futuro Não Demora”. Ali não tem nada de remix. As músicas foram reconfiguradas e ganharam novo olhar. Para quem, como eu, tá morrendo de saudade de um furacão de gente, fica o abraço musical.

Davi Sabbag – Não Faz Diferença feat. Urias
Bem sensuellen, Davi Sabbag lançou o clipe de “Não Faz Diferença”, uma parceria com Urias que saiu no ano passado em meio ao álbum “Ritual”.

Só + 6 – Clarice Falcão
A faixa do último álbum de Clarice acaba de ganhar clipe. Cheio das destruições e brisas psicodélicas, o vídeo foi dirigido por Marcelo D’Avilla e produzido por Fanjo.

Alex Sant’Anna | Baião Amargo
A maturidade permeia ‘Baião Amargo’, terceiro álbum do cantor e compositor Alex Sant’Anna. Diferente dos primeiros registros, o novo disco teve cada acorde, vocalização e toda a produção devidamente pensada, elaborado por meio de conceitos bem amarrados do afrofuturismo, da pluralidade das influências (da brasilidade à música globalizada, de Tom Zé à Radiohead) e de participações de peso. São 11 faixas que transbordam em críticas sociais, dores pessoais e alheias, modernismos e alegrias.

  • Filmes

Dê um rolê
Pitty traz uma lembrança muito especial e disponibiliza em seu canal no YouTube o documentário “Dê Um Rolê”. O material foi originalmente lançado em 2016, como parte do DVD “Turnê SETEVIDAS ao Vivo” (Deck) e agora pode assistido na internet. Dirigido e editado por Otavio Sousa, o registro mostra a vida de viagens de uma estrela do rock, retratando os bastidores da turnê que Pitty fez ao redor do Brasil divulgando o álbum “SETEVIDAS” (Deck/ 2014).

Nascimento de um instante e Aurora
O primeiro disco solo do guitarrista Lúcio Maia se desdobra num emocionante curta-metragem. As faixas “Nascimento de um instante” e “Aurora” fazem parte de um filme que nos transporta para o universo de um baile da terceira idade. Cheios de energia e boas histórias, os idosos levam o espectador para seu mundo cotidiano com uma linda surpresa ao final.

Dança dos Pássaros
Não se deixe enganar pelo nome. Não é mais um vídeo na categoria que chamo “imagens lindas” (uma beleza, mas dá sono). Nesse documentário, as danças de acasalamento de diferentes aves se misturam a paisagens e histórias sobre como elas buscam, cada uma a sua maneira, um par para procriar. Vale muito! Está no Netflix 😉

Praça Paris
Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Glória (Grace Passô) é uma ascensorista que procura suporte em Camila, uma jovem terapeuta portuguesa que trabalha no local. Ao longo dos encontros, a origem pobre e o contexto de violência que cercam Glória colidem com o mundo privilegiado da psicóloga. Forte e foda, o filme foi vencedor dos prêmios de Melhor Direção para Lucia Murat e Melhor Atriz para Grace Passô no Festival do Rio. Está no Telecine Play.

  • Visuais

Visitas a Museus-Casas Literários 
A Rede de Museus-Casas Literários realiza as visitas educativas ao vivo pelo Facebook semanalmente e cada equipamento possui um dia da semana específico para a atividade. A Casa das Rosas oferece suas visitas às quartas-feiras, das 16h30 às 17h. Com a mediação de seus educadores, o museu é explorado usando diferentes estratégias e abordando os diversos assuntos que a Casa dispõe. As próximas visitas serão nos dias 6, 13, 20 e 27 de maio. Na Casa Mário de Andrade, as visitas ocorrem às quintas-feiras, também das 16h30 às 17h. Dia 7 de maio, em “100 anos da Casa”, o Educativo irá discutir a história da residência, seus moradores e o local como patrimônio e museu, em comemoração aos 100 anos da construção da edificação que sedia a Casa Mário de Andrade.

Acesse: Casa das Rosas, Casa Mario de AndradeCasa Guilherme de Almeida

  • Cênicas

Teatro Rival Refit
Toda quarta-feira é dia de curtir as divinas do Teatro Rival Refit num papo pra lá de animado com o produtor Eduardo Araúju, criador dos concursos Miss Plus Size, Miss Maturidade, Miss e Mister Rua/RJ e do projeto Senhoras do Calendário. A estreia é com a maravilhosa drag queen Miami Pink.

  • Podcasts

Que dia é hoje?
Com trilha e edição de som de Arthur Decloedt e produção de Trovão Mídia, a ideia do podcast é aproximar em tempos de distanciamento: flagras ficcionais do absurdo da vida na pandemia. As publicações acontecem às segundas, quartas e sextas.

  • Canais

Papo de Música
“A cantora da minha geração”. É assim que a jornalista Fabiane Pereira apresenta Céu no seu canal de YouTube. A cuidadosa construção de carreira (já são mais de 15 anos de trajetória) que a artista fez até aqui lhe confere tal status. Na entrevista, ela abriu um diálogo amplo sobre assuntos diversos: de maternidade, feminismo e política à mensagem que enviou para Caetano Veloso pedindo uma composição inédita para o seu disco

  • Cursos

Oficina de teatro | Produtora Constelar
A cada semana, duas de um total de 24 videoaulas serão liberadas nos próximos três meses, sendo a primeira delas, às 11h, para alunos entre 8 e 11 anos, comandada pelo professor Zé Helou, e a segunda às 11h30, para a faixa dos 12 aos 16 anos, com a professora Viviana Rocha. Quem estiver inscrito nas turmas terá poderá interagir diretamente com os professores através dos comentários, durante 45 minutos. Os conteúdos envolvem jogos, improvisação, criação de máscaras gregas, entre outros. Aqueles que não tenham conseguido vaga nas oficinas deste ano terão acesso ao mesmo conteúdo, porém como espectador, expandindo assim o alcance do projeto de arte-educação.

  • Gastronomia

Menu Aizomê
A chef Telma Shiraishi prepara um cardápio especial, inspirado no Hanami, o costume tradicional japonês de contemplar as flores de cerejeira. Entre os pratos escolhidos pela chef, estão o Tirashizushi Sakura e o Magret defumado em cerejeira japonesa.

View this post on Instagram

Preparamos para o Dia das Mães um cardápio especial, inspirado no Hanami, o costume tradicional japonês de contemplar as flores de cerejeira. ? Para a data oferecemos, somente por encomenda, um omakase – menu degustação, de 5 etapas. . . Omakase é um termo em japonês que guarda um bonito significado, algo como “deixo aos seus cuidados”. Trata-se de um voto de confiança que se dá ao chef, responsável pela escolha de todas as receitas e experiência em seu conjunto. . . Entre os pratos escolhidos pela chef @telmashiraishi, estão o Tirashizushi Sakura e o Magret defumado em cerejeira japonesa. Temos também opções à la carte , cnfira o nosso cardápio completo nos destaques dos stories. . . E para cada encomenda ou pedido acima de R$90, será doada uma marmita para o movimento de marmitas solidárias @aguanofeijaobr, liderado pela chef Telma Shiraishi e ONGs. ? Encomendas até sábado, dia 9 de maio, pelo telefone (11) 2222-1176 ou pelo whatsapp (11) 97247-3862. Retiradas e deliverys das encomendas será realizadas no sábado (9) ou domingo (10). Endereço de retirada (Aizomê Jardins): Alameda Fernão Cardim, 39 – Jardim Paulista.

A post shared by Aizomê Restaurante (@aizomerestaurante) on

Bacalhau, Vinho&Cia
O restaurante de cozinha portuguesa já está com menu pronto para o Dia das Mães e sugere Porção de mini bolinhos de bacalhau, 1 bacalhoada a Romana para 2 pessoas, arroz com brócolis, 1/2 garrafa de vinho Verde Conde de Barcelos e 1 Baba de camelo em tigela de barro do artesanato de Barcelos (Portugal) pintada a mão como brinde (R$ 290), servindo duas pessoas.

Cesta Dona Deôla
Uma forma linda de presentear é mandar um café da manhã daqueles para a sua mãe. As opções da casa são para duas ou mais pessoas, indo do básico a seleções super especiais.

Confeitaria Dama
Para o Dia das Mães, a Confeitaria Dama tem opções de sobremesas prontas, presentes e sobremesas para finalizar. Destaque para o Bolo Charlotte com Frutas Vermelhas (R$ 150).

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.


X
Próxima notícia Hypeness:
Dira Paes diz que viralização de cenas picantes com Manoela Aliperti em minissérie ‘envaidece’