Arte

Aldir Blanc: coronavírus mata gênio brasileiro autor de clássico de Elis Regina

por: Redação Hypeness

Aldir Blanc, um dos artistas mais talentosos da história das artes do Brasil, morreu vítima de complicações causadas pelo novo coronavírus. O músico tinha 73 anos e estava internado no Hospital Universitário Pedro Ernesto, na zona norte do Rio de Janeiro. 

– Tony Tornado é o embaixador do orgulho negro brasileiro, dom

Aldir Blanc, gênio brasileiro

A luta de Aldir contra o vírus teve início em 10 de abril, quando sua neta gravou um vídeo publicado nas redes sociais pedindo apoio para a transferência do artista da CER do Leblon, onde deu entrada com infecção urinária e pneumonia. Blanc, que foi transferido cerca de cinco dias depois, acabou tendo infecção generalizada e não resistiu. 

Nestas décadas de sucesso, Aldir Blanc acumuou mais de 500 composições e foi gravado por artistas do calibre de Elis Regina. A pimentinha imortalizou as linhas de ‘O Bêbado e a Equilibrista’, feita em parceria com João Bosco em 1979 contra a ditadura militar, e que talvez reflita o Brasil da atualidade como poucas canções. Teve ainda Resposta ao Tempo’, escrita ao lado de Cristóvão Bastos e executada com maestria por Nana Caymmi. 

– Obrigado, Belchior: Por que o disco ‘Alucinação’ foi tão importante para suportar 2018

Por falar em parcerias, Aldir Blanc sempre esteve em boa companhia. O músico escreveu junto de Moacyr Luz, Carlos Lyra, Edu Lobo, Wagner Tiso, Roberto Menescal, Ivan Lins e por aí vai. 

A morte de Aldir Blanc por coronavírus, claro, provocou comoção e revolta entre amigos e fãs. Seu nome se tornou um dos mais comentados nas redes sociais e a memória de um talento brasileiro eternizada para sempre. 

Aldir Blanc com o parceiro João Bosco

– Memorial dá rosto e história para vítimas do coronavírus no Brasil

Fato é que o avanço da covid-19 no Brasil preocupa. A primeira semana de maio começa com mais de 100 mil casos confirmados e ao menos 7 mil pessoas mortas pelo vírus. Aldir Blanc nasceu no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, e torcia para o Vasco da Gama.

1. 

2.

3.

4.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Lisa Ericson denuncia emergência climática por meio de criações mágicas