Aldir Blanc, um dos artistas mais talentosos da história das artes do Brasil, morreu vítima de complicações causadas pelo novo coronavírus. O músico tinha 73 anos e estava internado no Hospital Universitário Pedro Ernesto, na zona norte do Rio de Janeiro.
A luta de Aldir contra o vírus teve início em 10 de abril, quando sua neta gravou um vídeo publicado nas redes sociais pedindo apoio para a transferência do artista da CER do Leblon, onde deu entrada com infecção urinária e pneumonia. Blanc, que foi transferido cerca de cinco dias depois, acabou tendo infecção generalizada e não resistiu.
Nestas décadas de sucesso, Aldir Blanc acumuou mais de 500 composições e foi gravado por artistas do calibre de Elis Regina. A pimentinha imortalizou as linhas de ‘O Bêbado e a Equilibrista’, feita em parceria com João Bosco em 1979 contra a ditadura militar, e que talvez reflita o Brasil da atualidade como poucas canções. Teve ainda ‘Resposta ao Tempo’, escrita ao lado de Cristóvão Bastos e executada com maestria por Nana Caymmi.
Por falar em parcerias, Aldir Blanc sempre esteve em boa companhia. O músico escreveu junto de Moacyr Luz, Carlos Lyra, Edu Lobo, Wagner Tiso, Roberto Menescal, Ivan Lins e por aí vai.
A morte de Aldir Blanc por coronavírus, claro, provocou comoção e revolta entre amigos e fãs. Seu nome se tornou um dos mais comentados nas redes sociais e a memória de um talento brasileiro eternizada para sempre.
Fato é que o avanço da covid-19 no Brasil preocupa. A primeira semana de maio começa com mais de 100 mil casos confirmados e ao menos 7 mil pessoas mortas pelo vírus. Aldir Blanc nasceu no bairro do Estácio, no Rio de Janeiro, e torcia para o Vasco da Gama.
1.
O show de Aldir Blanc não pôde continuar. Sua morte é a morte da esperança equilibrista, é a morte do Brasil de tantas maneiras diferentes. Nosso luto continental já não faz continentehttps://t.co/TzlwHSQAIB
Chora a nossa pátria, mãe gentil
Choram Marias e Clarices no solo do Brasil
Mas sei, que uma dor assim pungente
Não há de ser inutilmente
Descanse em paz, Aldir Blanc
É mais do que brilhante o compositor letrista que encaixa o verso “Necessito ir urgente ao dentista” como um achado poético sobre o cotidiano, e não como ruído ou aberração. É genial. O gênio Aldir Blanc agora mora na eternidade.
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.