Astrônomos usam mosaico para construir foto impressionante de Júpiter

por: Yuri Ferreira

Com a utilização do telescópio Gemini North, localizado no Hawaii, cientistas foram capazes de captar uma das mais impressionantes imagens do planeta Júpiter, o gigante do nosso sistema Solar. As imagens, que captam ondas e são capazes de entender os movimentos atmosféricos do planeta são, além de lindas, importantes para os astrônomos que observam o astro.

– Nasa revela novas fotos impressionantes de Júpiter

Dá uma olhada na imagem fenomenal:

As imagens de infravermelho de Júpiter mostram o calor do planeta. Apesar de parecer incandescente, a temperatura média do astro está em -108ºC, segundo estudos

Os cientistas utilizaram o processo de ‘lucky imaging’, que compila diversos registros ultrarrápidos e bastante detalhados do planeta. Com a compilação das imagens, cria-se um mosaico que dá uma nitidez incrível para o registro. Essa é uma das visualizações mais precisas que se tem do planeta até hoje.

O contraste entre luz e sombra registrado marca as densas nuvens de gás que estão no maior planeta do nosso sistema, que tem um gravidade 2,5 vezes maior que a nossa e tem 11 vezes o tamanho da Terra. As imagens captam ondas infravermelhas com alta precisão, e dessa maneira, conseguem entender a densidade das nuvens e os movimentos atmosféricos do planeta.

– Júpiter colidiu com um planeta menor e o engoliu, aponta estudo

“Os cientistas estão registrando a luz porque ela é um indicador da convexão atmosféricas, o turbulento processo que leva o calor de Júpiter para o topo de sua atmosfera, deixando o calor visível no topo”, disse Michael Wong, cientista da Universidade de Berkelye, que comandou o estudo, à CNN dos EUA. “Pesquisas contínuas sobre as origens do calor vão nos ajudar a compreender como os movimentos atmosféricos do planeta são parecidos ou diferentes dos que acontecem aqui na Terra.”, completou.

A mais famosa imagem de Júpiter até então era a registrada pelo telescópio Hubble:

– Encontram água em lua de Júpiter, aumentando a chance de vida fora da Terra

A clássica imagem do telescópio Hubble foi importante para compreensão do planeta, denso e gasoso, mas novas imagens podem ensinar mais sobre a atmosfera de Júpiter

Fotos: ©GEMINI OBSERVATORY/M.H.WONG ET AL

Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

O que é a Pedra de Roseta, o mais importante documento arqueológico sobre o Egito Antigo?