Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
“Voltamos a circular e o preço disso será muito caro”, disse o biólogo Atila Iamarino, uma das principais vozes na divulgação científica durante a pandemia de coronavírus, em uma transmissão ao vivo onde opinou sobre as medidas dos poderes públicos brasileiros para a contenção da pandemia.
Iamarino se mostrou contra o afrouxamento da quarentena e isolamento social, além de outras medidas de proteção pelo Brasil. Segundo ele, a situação em diversos estados, ainda pode piorar e, com isso, nos aproximamos dos números de países mais atingidos, como os Estados Unidos, que têm mais de um milhão de infectados e é, atualmente, o epicentro da doença.
– Atila Iamarino comenta estudo que prevê distanciamento social intermitente até 2022
“O Brasil estava crescendo de forma contida e, se a gente tivesse continuado a seguir bem a quarentena, mantendo todo mundo em casa e com o isolamento social, estaríamos seguindo a tendência de contenção”, disse e continuou: “Se o Brasil estivesse caindo em número de óbitos por dia, a gente podia conversar sobre possíveis saídas da quarentena. Mas, a nossa tendência atual é de subida. A gente quase conseguiu segurar as coisas, retomou uma tendência de crescida e estamos seguindo a tendência de morte dos Estados Unidos. É simplesmente a consequência das nossas atitudes”, garantiu.
– Biólogo Atila Iamarino alerta: ‘Potencial de pessoas infectáveis com coronavírus é de 100%’
Na tarde deste domingo (3), o Brasil ultrapassou a marca de 100.000 casos confirmados e 7.025 mortes, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, e se tornou o 6º país com o maior número de mortes pela doença. Globalmente, mais de 3,5 milhões de pessoas foram infectadas. A live do pesquisador foi o assunto mais comentado no Twitter até esta manhã.
O biólogo Átila Iamarino (@oatila) fez uma live dura, mas extremamente realista. Se 70% dos brasileiros se infectarem, como propõe os negacionistas, um milhão de pessoas vão morrer de Covid-19 no Brasil. A projeção leva em conta a letalidade do vírus em NY. pic.twitter.com/ysVUHQhqFU
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) May 4, 2020
Acompanhei a live do cientista Átila Iamarino. Sistema de saúde de vários estados já colapsaram. Paraná e Maringá, estamos em boa situação porque começamos antes a quarentena. Não podemos perder isso. Por isso fique em casa se puder. pic.twitter.com/N9PC7zEyLO
— Ulisses Maia (@UlissesMaia) May 4, 2020
live do @Alceu_Valenca / live do @oatila pic.twitter.com/fKUKMm2YzF
— Maure Campelo (@Ma_Campelo) May 4, 2020
Se você foi hoje ao ato de Bolsonaro, ouça o @oatila: um milhão de pessoas vão morrer de covid19 no Brasil. Os dados foram atualizados com a melhor amostra de letalidade do vírus em Nova Iorque. Isso significa que uma em cada duzentas pessoas morrerá no Brasil. Repita bem alto
— Debora Diniz (@Debora_D_Diniz) May 4, 2020
Em live, o Atila Iamarino mostra realidade comprovada através da ciência. E o Presidente, o que faz diariamente? Desacredita na ciência, aglomera e impulsiona as pessoas a desacreditarem na fatalidade do vírus. Que Deus nos ajude… #NaTrincheiraComBolsonaro pic.twitter.com/dsEGxWIeOg
— Flavio Santos (@fl4viosantos) May 4, 2020
Diante desse cenário, Atila falou ainda em lockdown (iniciativa que proíbe a circulação das pessoas em determinado local) seria o ideal em capitais com maior incidência do vírus, como é o caso de São Paulo, com 31.174 casos e 2.586 mortes. “É provável que, se você mora em um local desse, você tenha que entrar em lockdown”, explicou.
Dito e feito: a Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (4) o bloqueio parcial de quatro avenidas para estimular a população ao isolamento social e impedir o avanço do novo coronavírus. As interdições acontecem em vias importantes de todas as regiões da capital, e já provocam lentidão.
– Quem é Atila Iamarino e por que você deve prestar atenção ao que ele está dizendo
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o bloqueio ocorre apenas no horário de pico da manhã, das 7h às 9h, nas seguintes vias, que terão uma faixa livre para circulação:
Zona Sul: Av. Moreira Guimarães x Av. Miruna;
Zona Norte: Av. Santos Dumont x Av. do Estado;
Zona Leste: Av. Radial Leste x Rua Pinhalzinho;
Zona Oeste: Av. Francisco Morato x Rua Sapetuba.
No mesmo horário também haverá blitzes educativas nas seguintes vias da Zona Oeste: Av. Dr. Vital Brasil x R. Camargo e Av. João Paulo I, altura do n° 2.868.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse em entrevista à GloboNews que os bloqueios poderão ser ainda mais restritivos, com ampliação do horário de interdição para o dia todo e com limitação sobre o tipo de veículo que poderá circular na faixa livre. No entanto, a CET não tinha confirmação sobre estas mudanças até este domingo (3).
A medida tem como objetivo aumentar a taxa de isolamento social no município, que está em 53%, enquanto o ideal para combater a propagação do coronavírus seria de 70%. A Prefeitura de São Paulo já interditou 235 estabelecimentos por desrespeitarem a quarentena. A falta de adesão da população ao isolamento preocupa o governo, já que o pico da doença está previsto para este mês de maio.
Também passa a valer nesta segunda-feira (4) a obrigatoriedade do uso de máscaras para passageiros e motoristas das linhas da Companhia Paulista Metropolitana de Trens (CPTM), Metrô, ônibus rodoviários, interestaduais e no município de São Paulo. A medida também será válida para táxis e carros de aplicativos na cidade de São Paulo.
Segundo Bruno Covas, as empresas de ônibus serão multadas em R$ 3.300 por dia, para cada coletivo, se tiver pelo menos um passageiro sem máscara.
Publicidade
A privada do futuro ainda não existe, mas a tecnologia para ela foi finalmente criada – e tal tecnologia pode...
Desde sexta-feira (5), o Ministério da Saúde tem adotado a manobra de esconder os dados totais de casos e óbitos...
Cientistas estadunidenses descobriram um fóssil de um caranguejo com 310 milhões de anos. O artefato do período...
Pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) descobriram um fóssil de dinossauro na...
Temperamentais, independentes e teimosos, os gatos são conhecidos pelo temperamento singular e até mesmo provocativo...
A primeira lua cheia do mês de junho, que foi batizada de Strawberry Moon (ou Lua de Morango) vai aparecer nesta...
Hoje, as novas tecnologias identificam cores da natureza de maneira simples, mas esta prática vem sendo realizada há...
Um grupo de cientistas afirmou recentemente ter resolvido um dos maiores dilemas da ciência moderna, um paradoxo...
Em agosto, o número de pessoas em todo o mundo que jogavam Fortnite, um dos games mais famosos dos últimos tempos,...