Arte

Barbie homenageia arte de Basquiat em modelo estiloso e com tranças

por: Karol Gomes

A Barbie ganhou dreads e uma coroa de três pontas, que é um símbolo artístico de assinatura de Jean-Michel Basquiat, para homenagear o artista. A edição especial da clássica boneca foi feita para o Dia Mundial da Arte, comemorado no último 15 de abril.

– Juventude de Basquiat vira tema de documentário. E já saiu o trailer

A Barbie X Jean-Michel Basquiat também ganhou algumas importantes características físicas do do artista, como a pele negra retinta, o penteado no cabelo em formato de X e o amor por termos de alta costura. No terno da boneca, as artes de Basquiat fazem parte da estampa.

Por ora, a boneca está sendo comercializada pela Mattel somente nos Estados Unidos, mas pode ser compradas on-line em Barbie.com (para outros países) ou Walmart.com (para americanos) no valor de US $50.

– Frida, Basquiat, Sinatra… Philos TV libera 100 documentários de graça em maio

Essa não é a primeira vez que a Mattel homenageia Basquiat. Em agosto do ano passado, e a empresa de brinquedos lançou um Uno decorado com artes do gênio da street art e das artes plásticas estadunidense. A caixa especial vem com dois baralhos e ainda 4 cartas extras que, juntas, formam um trabalho maior do artista.

– Livro de poesia de Maya Angelou e Basquiat ganha edição brasileira

Jean-Michel Basquiat

Com família de origens haitiana e porto-riquenha, Basquiat falava espanhol, francês e inglês já aos 11 anos e ainda criança foi matriculado pela mãe para ser membro júnior do Brooklyn Museum, mesmo museu que, após sua morte, sediou, em 2018, a “One Basquiat”, uma exposição dedicada exclusivamente ao artista expondo a obra Untitled (1982), de maior valor já pago por um artista americano em leilão até a época.

– Fotógrafo revela retratos nunca antes divulgados de Basquiat em seu estúdio

O abuso de drogas acabou encerrando a vida do artista prematuramente, aos 27 anos, em 12 de agosto de 1988, no seu estúdio na Great Jones Street. Nos dias atuais, Basquiat, é considerado um dos artistas mais importantes do neo-expressionismo.

Publicidade

Foto: Divulgação / Mattel
Fotos 2 e 3: Getty Images


Karol Gomes
Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Versão de Banksy de quadro de Monet deve ultrapassar 6 milhões em leilão