Design

Casa modular é autossuficiente energeticamente e se adapta a qualquer lugar e clima

por: Gabriela Glette

A casa que vivemos, pode até não ser o lugar onde passamos a maior parte do dia, mas certamente é reflexo de nossa personalidade e também do estilo de vida que levamos. Portanto, para que ela se encaixe completamente aos nossos gostos, uma casa modular que se adapte a qualquer lugar e clima é a nova aposta da arquitetura. Batizada de MU50, todas as estruturas são pré-fabricadas e facilmente montadas no local da obra e, além da flexibilidade dos materiais construtivos, a casa pode ser autossuficiente energeticamente.

casa modular 1

Projetada pela Teke Architects Office, comandado pelo turco Onur Teke, a residência é composta por paredes de vidro, madeira pré-fabricada e um telhado que pode ser feito de madeira, alumínio ou cobre. Com flexibilidade de materiais, ela pode ser perfeita para praia, campo, montanha e até mesmo cidade.

casa modular 2

A entrada de luz pode ser controlada pelas paredes de madeira, que se abrem como janelas e o envidraçamento duplo protege o interior da luz solar direta, garantindo um melhor aproveitamento da iluminação natural. Funcional, ela ainda possui ventilação cruzada, isolamento térmico, painéis solares e uma bomba de calor para o sistema de aquecimento e resfriamento de piso. Para completar, com o piso elevado acima do solo, a circulação de ar abaixo de sua superfície permite economizar energia com sistemas de refrigeração.

casa modular 3

Pensada de forma a agradar os mais minimalistas, a casa possui 50 m² e possui um núcleo interno, que serve como demarcador de cômodos e prateleiras para armazenamento. Segundo os arquitetos, o elemento chave da MU50 está nas diversas configurações espaciais possíveis. Com estruturas simples, que podem se repetir, é possível construir os mais diversos imóveis em diferentes locais para diversos usos. Eles também ressaltam que é possível incluir mais sistemas de geração de energia e coleta de água, tornando a casa totalmente autossuficiente.

casa modular 4

Um projeto que promete revolucionar a forma como habitamos, a casa venceu o World Architecture Community (WA Awards), em 2019, na categoria “projetos realmente construídos”.

Publicidade

Fotos: Altkat Architectural Photography


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projeto de parque para tempos de pandemia é criativo, porém muito distópico